Como a massagem pode auxiliar o corredor

Atualizado em 13 de dezembro de 2023

Nas comitivas de corredores de elite, sempre há um massagista. E por um bom motivo: segundo os corredores, uma boa massagem ajuda a reduzir a tensão muscular e aumentar a amplitude dos movimentos, além de relaxar e recompensar os atletas por seu esforço.

Segundo diversos terapeutas, a massagem alivia os músculos doloridos, promove a circulação, elimina toxinas e ácido lático do corpo e alivia a tensão nas articulações. Mas só agora a ciência começa a revelar o que é verdade e o que é mito sobre os benefícios.

A massagem aplica pressão em movimento nos músculos e outros tecidos, como tendões, ligamentos e fáscia. A notícia é especialmente boa para você, corredor, porque seu corpo depende de articulações e músculos ágeis para ter desempenho máximo e sem dores.

Estudos publicados no Journal of Athletic Training e no British Journal of Sports Medicine constataram que a massagem após os exercícios reduziu a intensidade das dores musculares tardias (DMT) – aquela sensação de enrijecimento nas pernas que começa dois dias após o esforço. Outra pesquisa sugere que ela melhora a função imune e ainda ajuda a reduzir inflamações. De acordo com a pesquisa de Crane, membros massageados possui menos inflamações e 30% a mais de um gene que auxilia as células musculares a produzirem mitocôndrias.

Se você é um corredor iniciante, também vai se beneficiar da massagem: ela alivia as dores comuns quando iniciamos um novo esporte, colaborando para que você não desista de seguir na corrida.