Florianópolis, a Ilha da Magia, oferece frutos do mar em abundância. Alguns deles, como os mariscos e as ostras, são ricos em zinco, um mineral importante para a dieta de um corredor.
Ele intervém em várias funções essenciais a um bom rendimento físico, contribuindo para a síntese da proteína consumida, gestão do stress e a entrada dos nutrientes na célula. Além disso, facilita a recuperação muscular após treinos e provas
“Por esse motivo, é indicado quando o sono perde a qualidade e o indivíduo necessita de algo que restabeleça suas energias”, diz a nutricionista Bianca Passos.
Leonardo Marmitt, treinador da assessoria Just Run, salienta que o florianopolitano típico inclui os frutos do mar em seu cardápio semanal.
“A gente tem acesso a frutos do mar em larga escala. O Mercado Público é um dos locais muito procurados para consumi-los. As ostras são servidas vivas em alguns restaurantes. São alimentos ricos em proteínas e também em minerais que são importantes para o corredor”, explica.
O corredor que se aproxima da faixa dos 50 anos de idade deve ficar ainda mais atento à alimentação. O risco de desenvolvimento da osteoporose é reduzido em pessoas que capricham na ingestão de alimentos ricos em vitamina D, como os peixes, outro item abundante no prato dos habitantes da capital catarinense – principalmente a tainha, rica também em gorduras saudáveis, ômega-3, cálcio e fósforo.
Quem gosta de correr à tarde deve ficar atento, caso coma a tainha. É preciso dar um intervalo de aproximadamente quatro horas entre ingerir o peixe e treinar, período necessário para o esvaziamento gástrico. Se esse tempo não for respeitado, há chance de desconforto durante a corrida.
Outro peixe abundante no mar que banha a Ilha de Santa Catarina, o robalo, é risco em fósforo, mineral também importante para o corredor – atua principalmente no fortalecimento dos ossos.
Além de deliciosos, frutos do mar e peixes são alimentos perfeitos para a dieta dos corredores. Com isso, basta se inscrever no Circuito Banco do Brasil de Corridas!
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…