A primeira corrida de rua a gente nunca esquece. E até por isso é bom tomar as devidas precauções para que essa lembrança seja positiva. O sucesso de sua prova começa bem antes de você entrar no funil de largada ao lado de outros milhares de corredores.
Se você tiver comprado um tênis novo, segure a ansiedade para estreá-lo. Utilize os calçados com os quais já está habituado a treinar. Ele está amoldado aos seus pés e não vai lhe render uma bolha. O mesmo vale para as meias e as demais roupas: sinta-se confortável com aquilo que já está testado e aprovado. Na semana anterior à prova, é importante adaptar também a alimentação e moderar o consumo de álcool.
Cerveja em excesso faz mal, mas a cevada dá contribuição. O destilado é que não é legal. É difícil para o corpo removê-lo. É só uma semaninha: evite. Seu rendimento vai ser bem melhor se você se abstiver desse tipo de bebida”, ensina o maratonista e formado em Educação Física, Solonei Rocha da Silva.
Fique atento ao menu: evite novidades às vésperas da prova. Condimentos e alimentos gordurosos podem causar desconforto no sistema digestivo. Equilibre o consumo de proteínas e opte por carboidratos complexos, como macarrão e arroz integrais, aveia, quinoa e tubérculos. Eles formarão um bom estoque de energia.
Tenha disciplina para poder dormir bem: vá para cama mais cedo, evite utilizar o celular antes de ir dormir, procure conter a ansiedade.
Calcule bem o horário para levantar no grande dia. Chegue a tempo de deixar seus pertences no guarda-volumes, de dar uma passadinha no banheiro e de fazer um bom aquecimento. Na hora da prova, imprima o ritmo que vem treinando.
Outra dica importante é segurar a emoção. “Muita gente se empolga e começa muito forte. É muito comum o pessoal não admitir ser ultrapassado por um senhor. Muitos homens também não querem ver mulheres passando à frente. Grande besteira que pode custar caro no final da prova. Se você estiver se sentindo bem preparado, faça o contrário disso: comece tranquilo e depois acelere na segunda metade”, aconselha o treinador Cláudio Roberto Costa, da assessoria Triplaforma.
Imprima o ritmo que vem treinando. Na hora da prova, a adrenalina naturalmente faz o atleta melhorar. É hora apenas de evitar exageros e de saber que você não está disputando com ninguém, apenas consigo mesmo”, acrescenta o técnico.
Com essas dicas, o sucesso de seu início no mundo da corrida de rua está praticamente garantido. Inscreva-se no Circuito Banco do Brasil de Corrida, siga esse manual e boa sorte!
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…