Tire suas dúvidas sobre o treino intervalado

Atualizado em 08 de janeiro de 2024

Corredores sempre querem melhorar seus tempos. Para isso, já apresentamos algumas opções, como incluir o spinning na rotina de treinos, porém existe ainda outro método para tal: são os treinamentos de distância mais curta, mas com uma velocidade acima do normal do corredor, mais conhecidos como tiro ou intervalado. O diretor técnico da Life Training, Leandro Sandoval, explica como esse tipo de corrida ajuda os atletas de rua.

Os tiros ajudam a melhorar muito a capacidade física dos corredores. São eles que proporcionam uma maior velocidade e uma ótima manutenção de ritmo durante a corrida”, conta. Ele também afirma que “serve como base de aumento de força muscular, resistência física, melhora a capacidade cardiorrespiratória, giro de pernas e o aumento da amplitude das passadas”.

Quando fazer os intervalados?

Os tiros não devem ser utilizados todos os dias. “Devem ser feitos em até duas vezes por semana e com intervalo de, pelo menos, um dia entre os treinos”, revela.

Quem pode fazer?

Não há restrição para a prática do tiro – tanto iniciantes quanto experientes podem (e devem) usá-lo, segundo Sandoval. “Até caminhantes podem usar o trote, por exemplo, como treinamento de tiro”. A sobrecarga desse exercício pode causar lesões, por isso, “deve sempre ser respeitado o condicionamento físico de cada um”.

Como incluir os intervalados na rotina?

Para quem quer incluir esse treinamento na rotina, o especialista dá a dica: “Comece encaixando um treino de tiros curtos por semana. A cada quinze dias, aumente o ritmo e a quantidade de tiros e, após um mês, inclua mais um dia da semana para essa prática”.