Entenda como funciona a corrida reversa

Atualizado em 09 de janeiro de 2024

Pode parecer estranho ou engraçado, mas correr para trás pode ser uma ótima estratégia para promover benefícios adicionais para sua saúde. No Oriente, a caminhada para trás é muito comum – e desde 1970 a modalidade vem ganhando espaço.

A chamada “corrida reversa” requer uma combinação diferente de fatores para ser realizada corretamente, como: ambiente, técnica e músculos recrutados. Embora o objetivo ainda seja o mesmo da corrida padrão, essa ação envolve um movimento coordenado do corpo.

A prática traz diversos benefícios mentais, como a melhoria da consciência corporal, maior coordenação corporal e noção de espaço, melhora no humor, auxílio no sono, mente atenta e diversos outros. Já os benefícios físicos contam com o aumento da força dos músculos das pernas, melhora na técnica da caminhada, auxílio no equilíbrio, ótima estratégia para gasto calórico, melhora na saúde óssea, fortalece a musculatura, melhora nos níveis de energia e auxílio no metabolismo do corpo.

Como correr para trás?

Comece posicionando-se em uma postura atlética e dê um passo para trás, separando as pernas em uma distância igual. Mantenha os braços firmemente abaixo do corpo e comece andando para trás em um ritmo lento. Aumente gradualmente a velocidade até se sentir confortável.

A melhor maneira de começar

A melhor forma de começar é na esteira (com a supervisão de um profissional da educação física), com uma caminhada lenta e utilizando o apoio das mãos.

Evolução

À medida que você evolui para velocidades maiores, você tenta realizar trotes. Se tiver acesso à uma pista de corrida, isso pode ser uma alternativa eficiente.

Cuidados e seguranças

Evite correr para trás em terrenos irregulares, em áreas de tráfego intenso e ambientes que não conhece. Sempre conte com a ajuda de um profissional da educação física.