Diferenças entre treino intervalado e fartlek

Atualizado em 02 de fevereiro de 2024

Diversos corredores não sabem diferenciar o que é o treino intervalado e o fartlek. Explicamos: em termos simples, o treino intervalado é caracterizado pela fragmentação do esforço total – com períodos de recuperação. Já o fartlek, conhecido como “jogo de velocidade”, tem como objetivo alternar a intensidade durante uma corrida contínua.

Treino intervalado

O treino intervalado pode ser dividido em intensivo ou extensivo. No intensivo, os períodos de alta intensidade são de curtas distâncias, com velocidades mais altas e pausas mais longas. Já no extensivo, os períodos de alta intensidade são de distâncias mais longas do que nos intensivos, nos quais a velocidade é maior do que nos intensivos.

Fartlek

O fartlek não possui pausas, apenas mudanças de velocidade de forma livre ou possivelmente controlada -dependendo da forma que o treinador prescreve. A duração dos tiros pode ser definida pela vontade do atleta (correr forte até ficar muito ofegante, depois diminuir), por obstáculos no percurso (fazer todas as subidas fortes ou correr rápido por alguns minutos sempre que avistar um cachorro) ou por brincadeiras como usar a função randômica (shuffle) do Spotify e correr forte ou fraco de acordo com o ritmo das músicas tocadas.

O principal objetivo do fartlek é “proporcionar uma preparação física geral ao corredor, já que trabalha variações de intensidade e percurso.” No entanto, é importante que o corredor esteja fisicamente apto para exercer esse treinamento. “Ele não pode ser o método principal de treinamento. O ideal é que seja praticado, até, duas vezes por semana”, explica Diogo Gamboa, diretor técnico da Gamboa Sports.