Um dos destaques da recém-lançada coleção da HOKA ONE ONE no Brasil é o Carbon X. O tênis, que conta com uma placa de carbono na entressola para aumentar a propulsão dos corredores, é o principal modelo de performance da marca norte-americana e o favorito de alguns dos principais atletas do mundo.
O uso de placas de carbono na entressola dos tênis é uma das principais tendências do mercado mundial, especialmente nos modelos voltados para os atletas para quem cada segundo no cronômetro faz diferença: profissionais ou amadores que levam a corrida bastante a sério.
O Carbon X, no entanto, usa essa tecnologia de uma maneira um pouco diferente dos principais concorrentes, ao combinar a placa de carbono (visível por baixo do solado) com a tecnologia Meta-Rocker da HOKA, que no Brasil ganha o apelido de cadeira de balanço. Ela está presente em alguns modelos da marca e é caracterizada pela entressola curva, que conduz o pé para frente ao pisar no chão, fazendo com que a transição da passada seja mais rápida.
No Carbon X, essa geometria é mais agressiva do que em outros tênis da HOKA e seu funcionamento é potencializado pela rigidez da placa de carbono na entressola. Assim, o movimento de tocar o chão e decolar novamente acontece de forma mais rápida – especialmente para corredores que aterrissam com o meio do pé ou com o antepé -, o que resulta no sonho de todo atleta: correr mais rápido, fazendo menos esforço.
Não à toa o modelo é um dos preferidos da elite do triathlon mundial, um grupo de atletas especialmente ávido por novidades que ajudam na performance. Entre os usuários do Carbon X está o alemão Jan Frodeno, campeão olímpico da modalidade em Pequim 2008 e três vezes vencedor do Mundial de Ironman (2015, 2016 e 2019), em Kona, no Havaí.
Como a maioria dos tênis da HOKA, visualmente ele chama a atenção pela alta entressola. Ela é um dos principais pontos da fórmula de sucesso da marca ao garantir uma boa dose de amortecimento de impacto.
Para maximizar a eficiência do tênis, no Carbon X essa espuma é um pouco menos macia do que em outros modelos da marca, como o Clifton e o Bondi. Comparativamente a outros modelos de competição, no entanto, o tênis oferece mais amortecimento.
No Brasil, há duas versões do tênis: o Carbon X e o Carbon X-SPE. A diferença está na malha de cabedal. No primeiro, ela é mais leve e adaptativa. O segundo, oferece mais suporte ao pé do corredor. Nos dois casos, o material é respirável e contribui para a sensação de conforto, o que pode ser muito útil em provas longas.
O Carbon X deve agradar atletas que aterrissam como o meio do pé e buscam um tênis rápido para seus treinos de velocidade, além das provas de 21 km e 42 km.
Categoria: Performance
Pisada: Neutra
Drop: 5 mm
Peso: 247 gramas (Tamanho 41 masculino)/ 205 gramas (Tamanho 37 feminino)
Preço: R$ 1.299,90
Finalidade: Treinos de velocidade e provas
Escolhido pelos melhores atletas do mundo, o Carbon X agora está disponível no Brasil. É hora de voar.
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…