Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Há muitas atitudes que os atletas tomam durante uma corrida que atrapalham os outros ou a si próprio. Em algum momento, você com certeza já se irritou com algo durante a corrida ou abusou demais de um treino. Ter consciência disso e buscar outras maneira de agir pode ser bom para você, para os demais e (até!) ajudar no seu desempenho.
1 – Não correrás todos os dias
Você precisa descansar por dois dias por semana, pelo menos. Lembre-se que o descanso também faz parte do treinamento.
2 – Monitorarás o seu rendimento
Hoje, existem diversas tecnologias que são capazes de monitorar as variáveis do seu treinamento, a frequência cardíaca e o seu pace (tempo por km). Desta forma, você poderá analisar melhor os limites do seu corpo e terá dados concretos para a prescrição do melhor treinamento.
3 – Não abusarás de seus tênis
Os seus pisantes não são eternos. Embora possam parecer novos, eles perdem o amortecimento e estabilidade ao longo do tempo, e isto pode prejudicar o seu desempenho e, até mesmo, ocasionar lesões.
4 – Respeitarás as horas de sono
É fundamental que você invista em um bom tempo de sono (e de qualidade). Enquanto dorme, seu corpo recupera corretamente os danos de um exercício intenso e te prepara para um novo dia de corrida.
5 – Ouvirás o seu corpo
Se você sair para correr e sentir um desconforto muscular, pare. Pode ser um sinal do seu próprio corpo para que você diminua o ritmo e evite possíveis lesões. Desacelere e descanse. Caso a dor persista, procure um especialista.
6 – Farás um “checkup” médico
Os exames médicos são fundamentais para a sua segurança e para definir suas limitações. Na maioria das vezes, um pequeno problema não detectado precocemente pode agravar-se com o decorrer dos treinos, e por em risco toda sua temporada.
A cada seis meses ou, no mínimo, a cada um ano, procure realizar testes ergométrico ou ergoespirométrico, com acompanhamento de um cardiologista. Outra dica é procurar por uma boa avaliação ortopédica para não ter problemas futuros.
7 – Farás um aquecimento adequado
O aquecimento deixará o organismo mais preparado para o ritmo a ser imposto durante a prova ou treino. Com exercícios de baixa intensidade, o seu corpo sairá do “estado de repouso” e seu organismo estará mais preparado para correr.
8 – Farás inscrição nas provas
A estrutura de uma corrida é elaborada de acordo com o número de participantes inscritos. Portanto, os corredores “pipocas”, que não se inscrevem, não existem nos números oficiais. E isso pode atrapalhar aqueles que optaram por seguir as regras, gerando, por exemplo, um abastecimento inadequado nos postos de hidratação e número menor de banheiros químicos.
9 – Não empurrarás o próximo
O empurra-empurra na hora da largada é muito comum, afinal, são milhares de pessoas juntas em um único espaço. Isso pode causar desentendimentos e acidentes – se um atleta cair, é bem provável que outros também tropecem. Não tenha pressa, até porque seu tempo na prova só começará a ser contado a partir do momento em que você passar pelo pórtico.
10 – Não jogarás lixo na pista
Ao passar pelos postos de hidratação, muitos corredores acabam jogando no chão os copinhos ou garrafas plásticas. Mas o problema maior está no local onde eles largam o lixo. A maioria acaba jogando em qualquer lugar, principalmente no meio da pista, e isso pode causar algum acidente, como alguém tropeçar e cair. A ideia é carregar copos ou garrafas até o próximo ponto de hidratação ou, em caso de embalagens menores, guardar dentro do bolso.
Você indicaria mais algum mandamento? Deixe seu comentário, logo aí embaixo.
Compartilhar link