Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Assim que todo corredor iniciante começa a treinar, logo é avisado de que é preciso seguir com um trabalho de fortalecimento muscular para evitar lesões. Porém, mesmo que adotem o conselho, muitos ainda esquecem de uma importante musculatura que, se não trabalhada, pode inflamar e causar a temível canelite.
Chamada de Síndrome do stress tibial média (STTM), a canelite é uma inflamação na tíbia, principal osso da canela. A lesão é muito frequente em corredores, principalmente nos iniciantes, que ainda não se adaptaram ao exercício ou exageraram no volume e intensidade dos treinos.
Se você já estiver sofrendo com dores nessa região, interrompa as atividades e consulte um ortopedista, pois se não tratada, a canelite pode evoluir para uma fratura por estresse. Mas se ainda não sofreu desse mal e quer evitar de ficar afastado do asfalto, o educador físico Aquiles Oliveira, da academia Bodytech, mostra duas sugestões de exercícios de fortalecimento do músculo tibial anterior que vão ajudá-lo a prevenir a lesão.
Mantenha os pés paralelos e ligeiramente afastados e faça a dorso flexão e flexão plantar. Realize três séries de 12 repetições, com intervalo de 40 segundos entre cada uma.
Posicione os pés no aparelho, afaste-os na largura do quadril e faça a dorso flexão do pé. Repita o movimento 12 vezes, fazendo três séries, com 40 segundos de intervalo.
(Fonte: Aquiles Oliveira, educador físico da Bodytech de Indianópolis – São Paulo)
Compartilhar link