Para muitos corredores iniciantes o treinamento consistente é aquele em que você corre tanto quanto pode e o mais rápido que conseguir. O resultado inevitável desse tipo de atitude não é a melhora na corrida, mas possíveis lesões por exagerar nos treinos, ou desmotivação por expectativas que não são alcançadas.
De nada adianta você sair correndo sem ter objetivos. Um dos aspectos mais importantes que você deve ter na cabeça ao começar a dar as passadas é que você precisa ter constância nos treinos. As adaptações, de forma geral, levam de dois a três meses para acontecer, então tenha calma.
Mais: para que você tenha sucesso na corrida, existem algumas regras básicas que farão com que você ganhe rendimento e se dê bem no esporte. Siga essas dicas e corra mais e melhor.
1. Sempre se lembre de aquecer e de desaquecer
É tentador ir direto para a corrida. Mas sempre que a pressa pintar lembre-se de que aquecer de cinco a dez minutos aumenta sua capacidade cardíaca e respiratória, além de fazer com que o oxigênio chegue com maior eficiência nos seus músculos. Depois de alongar, o famoso estica e puxa, faça uma caminhada intensa para “acordar” o seu sistema nervoso e, assim, obter boa contração das fibras musculares. Em geral, quanto mais rápido ou mais longe você pretende ir, mais você investir no aquecimento. Após o treino, desaqueça para que o seu ritmo cardíaco caia gradualmente. Parar abruptamente pode trazer uma sensação de fraqueza.
2. Vá devagar
Ganhar rendimento gradualmente é a melhor maneira de evitar lesões. Siga a regra dos 10 por cento para ter sucesso: nunca aumente a sua quilometragem semanal e a distância de seu percurso em mais de 10 por cento. Seus músculos e articulações precisam de tempo para se adaptar à carga de trabalho.
3. Tenha calma
Mesmo que você tenha uma prova em vista, na maior parte do tempo (80% da sua corrida), mantenha um ritmo tranquilo, cerca de 60 a 90 segundos mais lento do que seu ritmo de competição. Sinta-se confortável para que o coração e os pulmões se adaptem mais rapidamente do que os músculos, tendões e ossos, quando você aumentar a quilometragem. Correr em um ritmo mais fácil dá ao seu sistema musculoesquelético a chance de ficar mais forte, e de ter ganhos cardiovasculares.
4. Siga em frente
O abandono precoce dos treinos é o principal fator que faz com que um corredor não tenha sucesso na corrida. Mesmo que você ainda não tenha visto os resultados desejados não desista. Em breve, eles vão aparecer. Estabelecer metas muito difíceis de serem realizadas também é uma falha bastante grande quando se quer ter resultados positivos na corrida. Por isso, nunca dê um passo maior do que a perna.
(Fonte: Joaquim Ferrari, diretor da assessoria esportiva Joaquim Ferrari Treinamento Outdoor, no Rio de Janeiro)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…