É comum o momento que antecede uma prova gerar alguma expectativa no corredor, deixando-o nervoso e aflito, a tal da ansiedade pré-corrida. Essas sensações, entretanto, se não forem controladas ou bem administradas, podem causar ansiedade e insegurança ao atleta, atrapalhando sua performance durante a prova. Saber controlar a emoção é fundamental para não colocar tudo a perder e garantir um bom resultado.
De acordo com a psicóloga Andrea Borba, a ansiedade é inerente ao ser humano e varia de acordo com a pessoa, com a situação enfrentada e com a maneira que ela lida com aquilo. “Não é necessariamente algo ruim, pois é uma resposta psicológica e física a determinados eventos estressantes. Quando num nível adequado, ela pode, inclusive, ajudar a pessoa protegendo-a de um perigo ou motivando-a”, diz Andrea.
O corredor que tem dificuldade em administrar esse equilíbrio emocional deve procurar manter ao máximo sua rotina no dia que antecede a prova. Dormir bem e se alimentar de maneira adequada são, também, atitudes essenciais para ajudar a manter a ansiedade controlada. “A dica é focar nos treinos que foram bem sucedidos e evitar pensamentos pessimistas e negativos. Exercícios de respiração, em que a pessoa inspira profundamente, segura o ar por alguns segundos e depois expira bem lentamente, também contribuem positivamente”, sugere a psicóloga.
Caso o corredor tenha muita dificuldade em manter esse controle e isso passe a prejudicá-lo nas provas, vale procurar a ajuda psicológica com um profissional habilitado a fim de conhecer o motivo que o deixa neste estado e, também, para aprender a administrar suas emoções. “Existem inúmeros distúrbios relacionados à ansiedade e quando a pessoa passa a ver algumas situações de forma distorcida, se desencadeiam várias reações psicofisiológicas, o que pode levar o corredor, por exemplo, a ficar totalmente paralisado no momento da prova”, explica.
Abaixo, algumas dicas para você não deixar que a ansiedade pré-corrida atrapalhe o seu desempenho:
1) Estude o percurso e a altimetria da prova e, se possível, vá conhecer o trajeto antes;
2) Verifique as condições climáticas do dia da corrida, para não ser surpreendido;
3) Não altere sua rotina no dia que antecede a prova;
4) Programe-se para chegar ao local da prova com antecedência para dar tempo de guardar seus pertences e fazer um aquecimento;
5) Evite correr com algum equipamento, tênis ou peça de roupa nova que possam gerar algum incômodo durante a corrida.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…