Como não ficar no meio do caminho, desistindo da corrida logo nas primeiras semanas? Se você já passou por isso e está tentando voltar a dar suas passadas, se conhece alguém que não teve pique suficiente para continuar investindo nos treinos ou se está sentindo esse desânimo, saiba que geralmente leva de quatro a seis semanas para que o corredor desenvolva o hábito da corrida. Por isso, um pouco de perseverança é essencial para que essa atividade passe a fazer parte do seu dia a dia.
Para dar uma força, listamos sete estratégias que farão com que você se mantenha motivado e determinado para continuar correndo, fazendo com que as passadas se tornem um hábito na sua vida.
1. Tenha um programa de treinamento
Se você é iniciante, seguir um plano de treinamento certamente irá ajudá-lo a manter o ânimo com a corrida, além de facilitar os treinos. Para ajudar nesta tarefa, você pode usar a ferramenta Planilhas de Treinamentos da O2 Por Minuto.
2. Analise o seu desempenho
Hoje, existem diversas tecnologias que são capazes de monitorar as variáveis do seu treinamento, a frequência cardíaca e o seu pace (tempo por km). Dessa forma, você poderá analisar melhor os limites do seu corpo e terá dados concretos para a prescrição do melhor treinamento, além de perceber como você está evoluindo na corrida. Manter um diário de treinamento também é uma ótima maneira de acompanhar o seu progresso e permanecer motivado.
3. Sem exageros
Nesse começo, você precisa descansar dois dias por semana, pelo menos. Lembre-se que o descanso também faz parte do treinamento. Além disso, não adianta você tentar correr o mais rápido e o mais longe que puder logo no início dos treinos. Isso só fará com que você se sinta exausto, dolorido e desanimado.
4. Não esqueça as horas de sono
É fundamental que você invista em um bom tempo de sono (e de qualidade). Enquanto dorme, seu corpo recupera corretamente os danos de um exercício intenso e o prepara para um novo dia de corrida.
5. Participe de uma prova
Treinar para uma corrida específica é uma ótima maneira de se manter motivado para correr. Assim, quando você quiser desistir, pense em todos que o estarão apoiando no grande dia e da satisfação que você terá ao cruzar a linha de chegada.
6. Xô, tédio!
Tente manter a corrida divertida e interessante, pois o tédio é um dos principais motivos para o abandono das passadas. Varie as rotas e os treinos, para que você não faça corridas repetitivas todos os dias.
7. Divirta-se
Se você estiver correndo apenas por um objetivo (como a perda de peso), depois de um tempo você vai sentir que essa é uma tarefa árdua. Quando você sair para correr, seja grato pela oportunidade de ter um tempo para melhorar a sua saúde. E se estiver correndo ao ar livre, aproveite para olhar a sua volta e para apreciar a natureza.
(Fonte: Vitor Tessutti, especializado em treinamento esportivo e sócio proprietário da Clínica da Corrida)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…