Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Utilizar tênis desenvolvidos para a corrida é muito importante para o atleta. Eles ajudam a evitar lesões e podem auxiliam na melhora do desempenho do corredor. O uso de calçados não apropriados para o esporte pode induzir a pessoa a produzir compensações gestuais e posturais, que diminuem a eficiência da corrida.
++ LEIA MAIS:
>> TÊNIS DE CORRIDA: CONHEÇA TUDO SOBRE OS SEUS
Veja algumas informações fundamentais sobre os seus pisantes
>> GUIA DO TÊNIS
Veja os calçados que estão no mercado e mais
>> O TÊNIS CERTO PARA A SUA CORRIDA
Fisioterapeuta dá orientações e dicas para que você escolha corretamente seu calçado esportivo
>> TÊNIS ERRADO PODE SER UM PROBLEMA
O uso de um calçado não compatível pode trazer lesões do pé à coluna
>> TÊNIS: UM OU DOIS PARES?
Saiba quando um corredor precisa ter mais de um calçado para treinar
>> VÍDEO: QUAL É A DURAÇÃO DE UM TÊNIS DE CORRIDA?
Ortopedista ajuda o corredor a descobrir se o calçado ainda está bom
Tipo de pisada
Identificar o seu tipo de pisada vai ajudar na hora da compra dos pisantes. Existem tênis específicos para cada maneira de pisar. Para saber qual é o seu tipo de pisada, algumas lojas especializadas e clínicas de medicina esportiva já fazem o teste – conhecido como baropodometria. Veja uma relação de lugares onde é possível realizar o teste.
Por que não usar qualquer tênis?
Os calçados não desenvolvidos para a corrida podem não ser os mais confortáveis durante o exercício, além disso, problemas como dores nas articulações, (metatarsalgias e artralgias dos joelhos e tornozelos), nos músculos (membros inferiores e na região lombar), tendões (podendo causar tendinite) e, até, fascite plantar, podem aparecer.
Por que usar tênis para o meu tipo de pisada?
Se um corredor com a pisada pronada calça tênis para supinadores, estará salientando a má pisada. Isso pode comprometer sua performance e causar lesões. Na dúvida, opte por um pisante para pisadas neutras. Veja algumas opções no nosso Guia do Tênis.
Na hora de escolher meu tênis, o que devo levar em consideração?
O amortecimento é um fator determinante no calçado para os treinos e provas. Isso pode variar de acordo com o objetivo do atleta – para corridas em trilhas, por exemplo, os tênis devem privilegiar as estabilidade e o solado adequado (veja mais na reportagem Trail run: as roupas e acessórios indispensáveis).
Fonte: Heráclito Fernando Gurgel, fisioterapeuta do Centro de Tratamento Intensivo da Dor (CTIDor), no Rio de Janeiro
Compartilhar link