Comece a treinar correndo na esteira

Atualizado em 27 de abril de 2016

Logo que você começa na corrida já quer ir para as ruas testar seus limites. Isso é normal, devido à empolgação inicial com a nova atividade. No entanto, seu corpo precisa conseguir, com os treinos, provocar uma série de adaptações musculares, respiratórias e cardiovasculares, o que faz com que você evolua na corrida.

Por conta disso, o ideal é que você comece pisando um pouco no freio. As duas primeiras semanas de treinamento (para aqueles que estão sem condicionamento físico algum), por exemplo, devem ser feitas na esteira, o que faz com que essas adaptações fisiológicas sejam mais bem aproveitadas. O aparelho apresenta menos impacto quando comparado ao correr na rua, o que faz com que seu corpo sofra menos com as passadas nesse início.

Comece com a caminhada para que os músculos, tendões e articulações se adaptem progressivamente. Depois de quatro treinos caminhando em ritmo intenso, que devem ser feitos em dias alternados, é hora de começar com os trotes. Eles podem ganhar intensidade depois do 7º dia de treino, para, apenas depois disso, você ir para as ruas.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  7 FORMAS DE APROVEITAR MELHOR A CORRIDA
icon texto_menor  TROTE LEVE: BOM PARA O AQUECIMENTO
icon texto_menor  7 ESTRATÉGIAS PARA A CORRIDA VIRAR HÁBITO

A velocidade e a resistência evoluem e você já conseguirá correr um pouco mais rápido. Mas, apenas depois de dois meses, o corpo conseguirá estabilizar toda parte cardiovascular e articular. Por isso, vá com calma. Mesmo percebendo a sua evolução não pise muito fundo para não ter problemas lá na frente. Forçar um resultado mais rápido pode causar lesões.

Além disso, sempre faça alongamentos antes dos treinos. Eles são essenciais para evitar a sobrecarga e ajudam a preparar o corpo para a atividade. Após o treino, dedique algum tempo para o desaquecimento, que também é uma importante ferramenta para ter vida longa na corrida de rua.

(Fonte: Luís Matsuda, professor da rede JustFIT de academias)