Quando você é iniciante na corrida de rua, a pressão para que a melhora chegue logo, a queda na concentração ou até mesmo o cansaço podem fazer com que você não consiga manter o pace constante. Se isso acontece durante a prova, o resultado pode ser ainda pior, pois há o risco de “quebra” no meio do percurso. Problemas como a falta de resistência física, o desconhecimento do percurso, ou a emoção da prova, podem contribuir para um desempenho ruim.
Por isso é tão importante manter o ritmo na corrida de rua. Para que você entenda, o pace é o tempo que se leva para percorrer 1 km. Por isso, o objetivo de controlá-lo tem em vista a economia de energia para conseguir completar a prova. Sabendo qual o pace ideal para a sua corrida, você terá mais chance de obter sucesso. É o pace que norteia seus treinos, sendo um parâmetro eficaz para acompanhar a sua evolução. Com ele, você define suas metas, segue treinos específicos para melhorar o ritmo, sabe onde está e aonde quer chegar. Tudo, numa progressão matemática e precisa.
Cuidados a serem tomados
Um erro comum é começar a corrida de rua em um ritmo muito forte, ou seja, em uma velocidade que não é correspondente à que o corpo foi treinado. Para que isso não aconteça, é preciso pensar que o importante é fazer uma corrida tranquila, realizando todos os passos dentro de sua capacidade física. Na prova, faça apenas o que foi treinado e que estava combinado com o treinador, para não ter surpresas desagradáveis.
E se você é um daqueles corredores que não gosta de correr com uma velocidade constante e prefere variar durante o percurso, dando passadas mais fortes, é preciso adotar uma estratégia para que você tenha bons resultados. O melhor é aumentar a velocidade de forma gradativa e uniforme, conforme a sua percepção de esforço. Por exemplo: se você completa um quilômetro a cada cinco minutos, o aumento deve ser para quatro minutos e meio por quilômetro.
Entretanto, para não forçar demais durante a corrida de rua, saiba adequar o seu pace. Para isso, você deve fazer treinos focando a distância da prova e a velocidade pretendida. Assim que terminar o exercício, com o tempo total marcado, divida a marca registrada pelo número de quilômetros, para obter o seu pace de prova. É esse tempo que você deve usar durante a competição, para que consiga manter o ritmo adequado.
(Fontes: Marcelo Lopes, diretor técnico da Run All Way, Paulo Rennó, diretor técnico da Paulo Rennó Assessoria Esportiva)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…