O ano está só começando e você está com carga total para os treinos de corrida, principalmente por ser novato nesse esporte. Mas com o passar dos meses pode ser que essa motivação toda para as passadas não continue a mesma e faça com que você aposte em treinos muito espaçados. Os diversos compromissos do dia a dia, o cansaço do trabalho, o estresse das obrigações diárias e mais uma série de fatores que o acompanham sempre são motivos fortes o bastante para afastá-lo dos treinos.
É claro que os objetivos dão um gás extra para que você coloque os tênis e comece a dar as suas passadas. No entanto, vez ou outra, nem mesmo as metas são suficientes para que você mantenha o entusiasmo. Por isso, é muito importante que você planeje direitinho como vai continuar motivado durante o ano para correr. Eis aqui cinco formas de melhorar a sua animação durante a corrida para ter melhor rendimento durante os dias de 2015.
1. Corra com amigos
O aspecto social da corrida é uma das principais razões pelas quais as pessoas começam a correr (e continuam). Encontre uma assessoria esportiva perto de você ou recrute alguns amigos ou colegas de trabalho para que treinem juntos.
2. Anote os resultados
Manter um diário de treinamento é uma excelente maneira de acompanhar o seu progresso e permanecer motivado. É fácil: basta pegar um caderno e escrever algumas notas depois de cada um dos seus treinos. Certifique-se de marcar a data, a sua quilometragem e o tempo aproximado que fez determinado percurso. Coloque, ainda, alguns comentários sobre como você se sentiu durante o treino. Assim, ao olhar as suas anotações anteriores, você perceberá o quão longe já conseguiu chegar, o que lhe dará mais incentivo para progredir.
3. Tudo ou nada
Se você não tem tempo para fazer um treino completo, não coloque na sua cabeça que é tudo ou nada. Se o tempo está curto, faça um treino rápido de apenas 20 minutos para não ficar parado. Isso já vai manter a sua empolgação com o esporte.
4. Tenha metas
Escolha um objetivo – como completar 5 km ou fazer uma maratona – e fale para as pessoas próximas a você sobre isso. Coloque seu cronograma de treinamento em casa e no trabalho, para que você tenha lembretes constantes sobre as suas metas. E comemore as suas conquistas.
5. Divirta-se
Isso é realmente o que mais importa. Não deixe que a corrida vire um estresse na sua vida. Em vez de seguir o lema “sem dor, sem ganho”, prefira pensar que se a corrida não é divertida não adianta nada treinar.
(Fontes: Fabiano Braun, diretor técnico da assessoria esportiva Floripa Runners e presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de Santa Catarina, treinador Gérson Marques, da UNIMESP – SP; Kátia Malaguti, consultora em psicologia do esporte no Rio de Janeiro, José Carlos Fernando, o professor Zeca, comanda a Assessoria Esportiva ZTrack Esporte e Saúde, e Sidnei Correia, diretor técnico da assessoria esportiva Cross Trainer)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…