Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O próximo desafio depois de começar a correr e treinar regulamente é encarar uma prova de 5 km. A preparação para essa distância é tão importante para o corredor iniciante como os cuidados do pós-prova. Recuperação merece a mesma atenção dos treinos.
“Geralmente, um atleta iniciante sofre um pouco mais por não ter percorrido essa distância anteriormente e, consequentemente, pode ter como resíduo algumas dores”, explica Rodrigo Lobo, treinador da Lobo Assessoria Esportiva.
O corredor pode apresentar dores musculares e articulares depois dos primeiros 5k. Existe uma série de recomendações para aliviar esse incômodo, como fazer massagens específicas e liberação miofascial. Alimentação também é fundamental e deve ser focada em proteínas e carboidratos.
Mas tudo isso só apresentará resultados satisfatórios se uma etapa básica for cumprida: a do descanso. Respeitar o tempo de recuperação do corpo é importante para que ele evolua e se adapte com o tempo, tornando-se mais eficiente.
“Dependendo do nível do treinamento do atleta e da intensidade aplicada, a recuperação pode ser mais lenta. A sugestão é que o mesmo faça atividades de baixa intensidade, como pedalar ou nadar, e não sobrecarregue a musculatura estressada”, ensina o treinador.
Cumpridas essas fases, o corpo irá se acostumar aos 5k e as chances de lesão serão reduzidas. Além disso, as provas seguintes de 5k se tornarão mais naturais para o corredor iniciante, que se sentirá cada vez mais preparado para enfrentar desafios maiores.
(Fonte: Rodrigo Lobo, treinador da Lobo Assessoria Esportiva)
Compartilhar link