Correr é excelente para a saúde, a boa forma e o humor, mas alguns hábitos pós-exercício podem boicotar os benefícios do seu treino. Separamos uma pequena lista de coisas que todo corredor deveria fugir depois de correr e o por que evitá-las.
Livre-se logo da roupa úmida de suor, pois ela é um ambiente propício para a proliferação de bactérias, além de a umidade aumentar a sensação de frio após o treino – mesmo em dias de verão, o que pode baixar sua imunidade rapidamente.
Tenha uma camiseta seca sempre à mão e mude sua roupa e meias úmidas para manter seus músculos aquecidos e relaxados. Isso melhora a circulação e auxilia o processo de recuperação após uma corrida. Se der, leve outro calçado, como um chinelo ou sandália, para relaxar os pés, normalmente esquecidos dentro do tênis suado depois de correr.
Principalmente depois dos treinos longos, a vontade é de se jogar no sofá. Mas, mesmo depois de correr muito, não passe o resto do dia parado. Atividades leves são ótimas para ajudar na recuperação pós-treino, pois mantêm o sangue circulando melhor colaborando para a recuperação. Planeje alguma atividade leve ao longo do dia. Caminhe, faça alguns alongamentos suaves enquanto está de pé e respire profundamente. Se o resto do dia for de trabalho (sentado ou em pé o dia todo),em alguns casos vale usar meias de compressão para manter o sangue circulando ali nas pernas.
Se você sai do treino correndo para o trabalho, tenha sempre na mochila lanches saudáveis para consumir logo que terminar de correr, especialmente se tiver sido muito desgastante. Prefira os alimentos que sejam ricos em proteína com um pouco de gorduras boas e carboidratos complexos para repor a energia perdida.Não faça parte da turma que acredita que pode comer qualquer coisa só porque correu muito. Assim, não corre o risco de consumir calorias vazias e perder todo o trabalho duro que você deu no asfalto.
Não minimize suas conquistas depois de correr. Qualquer que tenha sido a distância que você percorreu ou o pace, o seu corpo precisa de recuperação, sim! Trate seu corpo com respeito, não importa quanto ou como você correu e aprenda a ouvir os sinais do cansaço.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…