Trocar de tênis pode ser traumático para alguns corredores. Além da adaptação a um novo modelo, há o temor de atritos excessivos, bolhas e calos que podem ser causados pelo calçado. Mas muitas vezes alguns desses problemas são temporários e começam a sumir depois que o tênis se laceia com o uso. O que muita gente não sabe é que é possível acelerar esse processo de lacear o tênis com algumas medidas simples.
Muitas pessoas começam errando na escolha do tênis, comprando calçados de tamanho muito pequeno ou com uma fôrma que não condiz com o formato do pé – existem tênis mais estreitos e mais largos ou que pressionam mais ou menos o peito do pé, por exemplo.
Por isso, é importante testar o tênis na loja antes de comprar -algumas delas têm até esteiras para que o corredor consiga avaliar a diferença entre os modelos. Atritos na região lateral do dedão, do mindinho e na região posterior dos pés são as causas mais comuns de desconforto.
“Preze pelo conforto e escolha, de preferência, um tênis com cabedal de tecido ou material maleável que assume o formato dos seus pés”, recomenda o ortopedista Daniel Carlos Silva Cordeiro, da Cia. da Consulta.
Usar meias com um tecido mais grosso ajudará a lacear com mais facilidade o tênis para se adequar ao formato do seu pé.
Além disso, aqueça a parte de fora do tênis com um secador de cabelo enquanto estiver usando. Isso fará com que as meias se estiquem e dilatem um pouco mais o tênis.
Essa também é uma boa alternativa. Calce o tênis que você comprou todos os dias. Comece usando dentro de casa durante algumas horas e vá aumentando o tempo de uso gradativamente. Isso fará com que ele laceie conforme a tendência de usá-lo mais vezes.
Caso ele não laceie e fique desconfortável procure uma loja de tênis e troque por um tamanho maior ou por outro modelo mais adequado ao formato dos seus pés.
Outra maneira para lacear o tênis é colocar um pedaço de jornal molhado dentro dele para expandir o cabedal. Pegue um pouco de jornal, amasse, molhe-o com água e coloque dentro do tênis. Deixe por 12 horas e depois retire. A água irá alargar o tênis.
Caso você não tenha um jornal pode utilizar um saco plástico com bastante água dentro que funcionará da mesma forma.
Uma maneira pouco ortodoxa, mas eficaz, segundo ortopedista Daniel Carlos Silva Cordeiro, de obter o mesmo efeito é colocar o tênis no congelador. Pegue um saco plástico e coloque os tênis dentro. Leve ao congelador por 12 horas. Dado o tempo retire e teste para ver se o tênis alargou o suficiente para ficar confortável no seu pé.
O tipo de pisada pode ser um fator determinante na escolha do tênis. Há modelos específicos para cada tipo de pisada, seja ela pronada, supinada ou neutra, embora a maioria dos corredores se adapte bem a tênis neutros.
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…