Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Quem começa a correr por conta do excesso de peso deve tomar cuidados específicos para não sofrer com os problemas que o sobrepeso pode causar sobre os ossos e articulações. Se você faz parte do grupo dos que partiram para as passadas em busca de eliminar alguns quilinhos, veja a seguir três dicas preciosas para correr sem erros (e sem lesões!).
Treino Os treinos devem ser feito de forma leve, nada de exageros. O corpo precisa se adaptar aos novos estímulos para que, então, intensidade e distância sejam aumentadas. Por isso, começar com caminhadas é a melhor opção. “Quando o volume é aumentado de forma branda, o periósteo (‘pele’ que reveste o osso), tem tempo para se regenerar, diminuindo chance de lesõs,” explica Lucas Santos, treinador da Lobo Assessoria Esportiva.
Reforço muscular Quando você corre, o impacto gerado sobre todo o corpo é de duas a três vezes o seu peso. Por isso, os treinamentos de reforço muscular, como musculação, são essenciais, pois deixam a estrutra corporal mais forte e preparada. Além disso, neste início, alterne seus treinos no asfalto com corridas em terrenos que ofereçam menor impacto, como terra batida e grama curta.
Escute o treinador Se o treinador passou uma orientação, ela tem um sentido – e deve ser respeitada sempre. Portanto, se ele indicou que seu treino deve ser em determinado ritmo ou distância, siga isso à risca para fugir dos problemas. Ah, e nada de querer acompanhar aquele seu amigo “rapidinho” “Vejo muitos querendo sair para correr junto com parceiros, mas precisamos entender que existe a Individualidade biológica – e ela deve ser respeitada”, diz Lucas. “Nestes casos, é comum que um dos vá além do que suporta, e se esta pessoas estiver acima do peso isso pode causar lesões”.
Compartilhar link