Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Exercícios de fortalecimento são benéficos para os músculos, não importa o esporte que você pratica. Entretanto, se você corre, já deve ter consciência de que não basta apenas ter músculos fortes. Por ser uma atividade alto impacto, a corrida exige outros tipos de exercícios, como os de mobilidade, coordenação e educativos, aliados aos treinos de fortalecimento. Este trabalho integrado não garantirá apenas um corpo forte, mas mais preparado para desempenhar a mecânica ideal durante a corrida.
Sim, executar corretamente o movimento da corrida faz toda a diferença na performance, no rendimento e na incidência de lesões, sem falar na economia de energia para os treinos.
E, alguns exercícios de fortalecimento que você faz na academia, podem não estar ajudando seu corpo a render mais; segundo Leandro Pessoa, da LPO Assessoria Esportiva, talvez estejam ajudando você a ficar com os músculos mais desenvolvidos, e só. “Evite os exercícios monoarticulares, aqueles que envolvem só um tipo de articulação. Flexionar apenas uma articulação não é funcional para quem corre. Não é que não ajudam a fortalecer, mas, mais do que ficar forte, o corredor precisa investir em um treino de força que também trabalhe a mobilidade e a forma de correr”, justifica o treinador.
“Estes exercícios que citei acima são mais indicados para fisioterapia específica, para um fortalecimento isolado. Recomendaria, por exemplo, para um atleta que possui um lado mais forte do que o outro, como um jogador de tênis”, continua o treinador.
Aposte
O ideal é investir no fortalecimento que envolva uma cadeia geral ou mais de uma articulação no movimento. Agachamento é um exemplo bom de exercício para corredores. Abrange do tornozelo, joelho ao quadril (3 articulações). Outros como afundo e saltos na caixa podem ser feitos na academia ou em outro local, com ou sem o uso de pesos.
Por isso, ao elaborar sua planilha de treino de força, lembre-se: o ideal, sempre, é buscar exercícios que misturem mobilidade, coordenação e força.
“Um bom treino de força para o corredor é agachar, pular, saltar, fazer flexão, barra fixa, levantamento de peso olímpico sem peso nas costas. E por aí vai. Quanto mais o movimento do exercício envolver mais de um grupo muscular ou articular, melhor será para a corrida”, finaliza.
Compartilhar link