Você é novato na corrida de rua e está seguindo um treino que une corrida e caminhada? Esse programa de treinamento, realmente, é o mais indicado para ganhar resistência nessa primeira etapa. No entanto, é comum o corredor iniciante ter dificuldade para medir os intervalos entre um e outro. Se este é o seu caso, saiba que algumas regrinhas básicas podem ajudá-lo na tarefa.
Se você está seguindo uma planilha que une corrida e caminhada, significa que você está correndo por um determinado período de tempo ou distância e, depois, caminhando em um intervalo diferente. É o tempo ou a distância que fará com que você consiga mensurar os intervalos que devem ser feitos entre as atividades.
Se você prefere medir pelo tempo, use um relógio para marcar os intervalos. Basta determinar o tempo que você deve correr e andar e monitorar esses intervalos. Não precisa escolher um relógio com muita tecnologia. Controlando os segundos e os minutos com um relógio simples, você já terá bons resultados. Mas se você se atrapalha ao correr olhando para o relógio com frequência, o mais indicado é usar algum aparelho que emita sinais sonoros. Dessa forma, você programa os intervalos de cada uma das atividades e só muda o ritmo da passada ao soar o alarme.
Caso você não use essa ferramenta, outra alternativa é marcar pontos no percurso para saber quando deve fazer os intervalos, usando a distância como referência. Preste atenção em postes de iluminação, alguma curva diferenciada ou detalhes na pista para que você possa usá-los como marcação. Assim, sempre que você passar por um desses locais é hora de mudar a intensidade da passada.
Outros métodos
Depois de ganhar certa experiência na corrida de rua, você pode começar a usar os quilômetros do treinamento como guia. Para controlar essa medida é preciso usar um relógio com GPS, que faz a marcação de distância na rua, parque, estrada, praça, pista, ou o lugar em que você se sente mais à vontade para treinar. Você pode, também, fazer uso de alguns aplicativos de celular que auxiliam bastante nesta tarefa de medição de intervalos. Use como ferramenta cronômetros inteligentes e aplicativos específicos para corrida (com o uso do GPS do celular).
(Fonte: Rodrigo Lobo, diretor-técnico da Lobo Assessoria Esportiva – São Paulo)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…