Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
É comum ouvir: “Semana que vem, começarei a me exercitar”. Na maioria das vezes, a pessoa faz um ou dois dias de caminhada e já para. As desculpas são várias. Tempo curto, cansaço pós-trabalho, muito frio, muito calor…
Não é preciso citar os benefícios físicos e mentais que a prática esportiva traz, por isso, elaboramos algumas dicas para ajudar a vencer os problemas que te impedem de treinar.
Não tenho tempo
É, provavelmente, a desculpa mais usada – e fácil – de se dar. Você realmente não tem 30 minutos para colocar o tênis e caminhar? Enquanto você pensa que não tem tempo, já poderia dar uns passos por aí. Que tal acordar mais cedo e andar um pouco, por exemplo? Outra dica é dividir a atividade: faça um pouco de exercícios de manhã e outro tanto, após o trabalho.
Estou muito cansado
Você está indisposto para trabalhar, para sair, para ir passear com a família e, é claro, para se exercitar, mesmo quando dorme, aproximadamente, oito horas por noite (como é recomendado)? Saiba que uma corrida ou caminhada de manhã pode renovar suas energias para o resto do dia e te dar a disposição necessária para aguentar os problemas do dia a dia. E, de quebra, para brincar com os filhos, quando chegar em casa.
Atenção: o cansaço também pode ocorrer por conta do baixo nível de açúcar no sangue, falta de ferro, entre outros problemas. Por isso, se alimente bem e, caso os problemas persistam, consulte um médico.
Está muito frio/calor!
Com a tecnologia das roupas de hoje, essas são duas das mais esfarrapadas desculpas. Claro, isso não quer dizer que precise sair às 12h de um dia de verão para praticar uma caminhada, por exemplo. Nessa estação do ano, os melhores horários para treinar são os noturnos ou pela manhã, quando a temperatura é mais amena. Mesmo assim, hidrate-se muito bem e use roupas leves. Já no inverno, faça o oposto: se possível, busque treinar quando o sol estiver brilhando. Vista roupas da estação, para espantar o frio.
Não tenho motivação
É comum, depois de um tempo treinando, a falta de vontade alguma de por o pé na rua – ou na esteira – para uma corrida ou caminhada. Temos alguns conselhos para esse problema:
– Faça o exercício com outros amigos
Eles te darão a maior força para não desistir – e vice-versa.
– Mude o treino
Converse com seu treinador, caso tenha um, e mude a rotina. Coloque outras atividades físicas na rotina, por exemplo.
– Tenha metas
Já está correndo 5 km com tranquilidade? Por que não tenta os10 km? Está um pouco acima do peso? Que tal baixar uns quilinhos na balança? Objetivos servem para te motivar a não desistir.
Tenho que cuidar das crianças
Para quem é pai ou mãe, essa está na lista das desculpas. É importantíssimo cuidar dos filhos – assim como é fundamental cuidar da sua saúde. Afinal, você precisa estar bem para cuidar das crianças. Certo?
Converse com seu parceiro e revezem-se: cada um cuida por uma hora dos pequenos, enquanto o outro se exercita. Outra boa dica é levar as crianças para se exercitarem também. Enquanto você corre, elas podem andar de bicicleta, por exemplo. Vale procurar por um parque onde você e eles poderão fazer suas atividades.
Qual é a sua desculpa?
Listamos algumas desculpa, mas quais outras você já usou ou escutou? Mande pra gente e podemos adicionar aqui.
Compartilhar link