Posso correr se tenho hipertensão?

Atualizado em 15 de outubro de 2018

Uma pessoa que tem pressão alta sempre fica mais apreensiva sobre o que pode e o que não pode fazer quando o assunto é atividade física. Se este é o seu caso, saiba que a corrida de rua é uma boa alternativa para quem tem hipertensão por ser uma atividade aeróbia. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte, exercícios como esse ajudam no bom desempenho do sistema cardiovascular, quando não são muito intensos e têm duração média de 30 minutos a 60 minutos.

É claro que, nesse caso, é preciso que um médico acompanhe de perto o seu desempenho, para avaliar se o programa proposto se encaixa as suas condições físicas. Mas tanto correr quanto caminhar são atividades que o hipertenso deve realizar sempre que possível. Elas ajudam a controlar e a diminuir a pressão arterial em repouso, melhorando o bem-estar físico.

Se você está iniciando na corrida, comece a investir em caminhadas leves e de curta duração. Aos poucos, com auxílio de um educador físico, aumente a intensidade, realizando caminhadas mais longas e, futuramente, passe a apostar nas corridas leves e de curta duração.

Nunca se esqueça do monitoramento da frequência cardíaca, além de fazer a análise da sua pressão arterial antes, durante e após o exercício, o que servirá para aumentar a sua segurança com relação à corrida.

Outra dica: após a corrida sempre ocorre o declínio natural da pressão arterial. Por isso, caso você tome remédio para controle de pressão, evite ingerir o medicamento logo após o exercício.

Que tipo de treino fazer?

Como a condição do hipertenso é diferente da encontrada por um corredor que não tem problemas de saúde, o melhor é começar com metas baixas, de 3 km a 5 km, e em terrenos planos. Com o passar do tempo, e com a experiência adquirida, você pode almejar distâncias maiores, como 8 km ou 10 km, além de poder variar um pouco o terreno.

Não é proibido treinar para completar uma maratona, mas sempre tenha um acompanhamento diferenciado do seu médico e do seu preparador físico, para que os objetivos sejam alcançados paulatinamente.

Pessoas com pressão alta devem ter uma frequência de três a cinco dias de treino por semana. O tempo de cada corrida deve ser de 30 minutos a 60 minutos, com intensidade de leve à moderada. Isso porque a intensidade alta durante os exercícios aumenta a frequência e a pressão arterial, o que pode fazer com que o hipertenso passe mal, tenha dores de cabeça e no peito ou sinta tontura. Esses indícios são sinais de alerta e você deve interromper o exercício para não sofrer com complicações.

(Fonte: Vitor Garcia, Personal Trainer e professor da Reebok Sports Club – São Paulo)