Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Escolher os tênis para o seu objetivo, tipo físico e condicionamento não é tarefa simples. Tem tantas opções no mercado, com as mais diversas tecnologias, que às vezes os corredores ficam até confusos sobre o melhor tênis para cada tipo de treinamento. Quando o assunto é correr na esteira a questão fica ainda mais latente. Muitos corredores usam os mesmo tênis dos treinos nas ruas, pensando que não há diferença entre um tipo de treinamento e outro. Mas a realidade é que você deve escolher outro tipo de calçado quando vai correr usando o aparelho.
Assim como as corridas em trilhas precisam de tênis com tecnologia específica para que você não derrape, ou a corrida no asfalto pede um tênis com maior amortecimento por conta do alto impacto das passadas nas articulações, treinar na esteira faz com que você precise escolher um tênis que fará com que você tenha uma melhor performance e aproveite ainda mais os treinos.
Como a esteira já conta com amortecimento, o seu calçado não precisa ser tão estruturado. Aliás, essa é uma ótima oportunidade para que você aposte em pisantes mais leves e, consequentemente, com menos sistema de absorção de impacto. Isso pode fazer, inclusive, com que o seu rendimento melhore, visto que tênis mais leves tendem a deixar a corrida mais rápida.
No entanto, não é por isso que você deve deixar de lado as suas características físicas. Se você tem pisada pronada, por exemplo, deve continuar apostando em tênis que sejam específicos para esse tipo de pisada e para o controle do movimento, alterando apenas o peso do calçado, investindo naqueles um pouco mais leves e sem tanto amortecimento.
E continue fazendo exercícios de fortalecimento da musculatura. Eles são essenciais para que você não sofra com lesões por esforço.
(Fonte: Emerson Damásio, diretor técnico da Health Team Assessoria Esportiva – PE)
Compartilhar link