Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Por Karina Dias
1 – Sempre te alongarás
Alongue antes, depois ou em espaços separados da corrida. Isso aumenta a flexibilidade, preserva as articulações e evita lesões.
2 – Não te esquecerás do aquecimento
Um corpo frio fica mais suscetível a se machucar. Antes de correr, faça uma caminhada rápida para aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos.
3 – Terás paciência
Evolução e perda de peso devem ser graduais. Tenha paciência e corra num ritmo adequado ao que suporta – e respeite os dias de descanso!
4 – Intercalarás os treinos
Evite treinos intensos em sequência. Prefira sempre alternar as corridas mais pesadas com dias de descanso ou treinamentos regenerativos (aqueles mais leves).
5 – Farás dieta
Perder peso diminui o risco de lesões, pois o sobrepeso pode sobrecarregar articulações e músculos. Portanto, foco na dieta é essencial para não se machucar na corrida.
6 – Reforçarás teus membros inferiores
A musculatura das pernas, quando reforçada, suporta a sobrecarga imposta nos treinos. Assim, os exercícios na academia são essenciais.
7 – Usarás gelo
Após sessões de treino mais pesadas, aplique compressas de gelo nas pernas. Isso ajuda na recuperação e diminui pequenas dores e espasmos.
8 – Trabalharás a lombar
Quem está acima do peso tem maior chance de sofrer com problemas na região. Postura adequada, “pegar leve” nos treinos e não abrir mão da academia é essencial.
9 – Farás funcionais
Exercícios funcionais são uma alternativa à academia e trabalham força e resistência do corpo. Use-os para deixar sua musculatura mais bem preparada para a corrida.
10 – Terás foco no treino
Preste atenção em seus movimentos, na respiração e nos obstáculos pelo caminho. Ter foco é essencial para fugir de lesões.
(Matéria publicada na Revista O2, edição 149 de Outubro, de 2015)
Compartilhar link