Para sabermos mais sobre as estratégias alimentares dos corredores fizemos, aqui no site, uma enquete perguntando os alimentos preferidos para ter mais rendimento nos treinos. E, entre os alimentos para o corredor escolhidos, a banana (51%) foi a mais votada. Depois veio os carboidratos das massas e pães (25%) e a batata-doce (24%).
Energia para a corrida e recuperação para o pós-treino, a batata-doce é queridinha de quem treina, malha, corre, pedala… Rica em vitaminas A, C, E B1 e B5, tem índice glicêmico baixo, possui ferro e tem benefícios para o fortalecimento do sistema imunológico também.
As massas e pães são fonte de carboidratos. A sugestão é optar pelos integrais, que demoram mais para serem digeridos no organismo e ajudam a manter o açúcar do sangue estabilizado por um período maior.
Como sabemos que uma alimentação completa, saudável e equilibrada é fundamental – especialmente no pré e pós-treinos –selecionamos abaixo mais algumas opções de alimentos para o corredor (e indicamos os momentos para consumi-los).
Alimentos para o corredor
BANANA – Pré-treino
A campeã da votação dos alimentos para o corredor é uma excelente fonte de carboidratos, gerando energia nas passadas, além de ser rica em vitamina B6 e potássio, que auxilia na prevenção de câimbras e dores musculares.
ÁGUA DE COCO – Durante e após o treino
Fonte de minerais e eletrólitos, a água de coco é considerada um isotônico natural, potencializando a hidratação.
BETERRABA – Pré e pós-treino
Rica em nitrato que, no organismo, é um dos precursores do óxido nítrico, substância que auxilia o processo de chegada dos nutrientes e oxigênio nos músculos. Isso auxilia na melhora do desempenho durante os treinos e promove uma recuperação muscular mais eficiente.
MELANCIA – Pré e pós-treino
Rica em citrulina, que é precursora de arginina, que participa da formação de óxido nítrico. Ou seja, apresenta vantagens similares às promovidas pela beterraba no ganho de desempenho e recuperação.
MELAÇO DE CANA – Pré e pós-treino
Rico em ferro, cobre, magnésio e vitaminas do complexo B. Excelente fonte de energia para o pré-treino e também para o pós-treino, pois auxilia na recuperação muscular, evitando câimbras e dores.
CANELA E GENGIBRE – Pré-treino
Os dois são considerados termogênicos, ou seja, auxiliam na manutenção do metabolismo ativo e dão mais pique para os treinos.
SUCO DE UVA INTEGRAL – Pré e pós-treino
A uva tem grande concentração de compostos fenólicos, sendo o resveratrol o mais importante (que tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres, causadores do envelhecimento celular precoce). Os polifenóis presentes no suco de uva exercem ação vasodilatadora, que melhora a irrigação muscular. Além disso, é rico em carboidrato de rápida absorção, fornecendo energia imediata.
Fontes: Drª Alessandra Luglio, nutricionista da Clínica P4B (SP) e Dr. Euclésio Bragança, nutricionista (SP)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…