Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O Fila Racer Knit Energized é um tênis que promete agradar corredores de todos os perfis. Sua construção é simples – cabedal em peça única, e tecido knit, tendência atual entre os modelos de running – e um solado com entressola de dupla densidade para absorver melhor o impacto. Na teoria, se parece com mais um modelo de running à escolha dos consumidores; na prática, como comprovamos ao longo de alguns km de teste nas últimas semanas, surpreende por entregar algumas qualidades que muitas marcas esportivas ainda lutam para conquistar — um preço justo aliado a um produto de ótima qualidade.
Vamos combinar que um dos primeiros requisitos para comprar um tênis é o seu valor. Embora o mercado tenha um cardápio de modelos para todas as necessidades, muitas vezes as cifras não são muito amigáveis. A Fila acertou o preço final do Racer Knit Energized: R$ 399. Durante o lançamento do tênis, a marca endossou a proposta de facilitar o acesso dos consumidores a produtos de alta performance, e foi honesta em seu discurso. O Fila Racer Knit Energized oferece um ótimo encaixe aos pés. Não precisa de ajustes, pois a lingueta é integrada ao cabedal e não se mexe durante o movimento das passadas. O contraforte é igualmente estável e acolchoado para acomodar bem a região do calcanhar e tornozelo.
O sistema de amarração é eficaz e dispensa amarração dupla do cadarço – um laço simples já dá conta do recado. O modelo possui drop de 10 mm, característica que deixa o contato com o solo menos íntimo. E isso é questão de gosto, mesmo. Quem gosta da sensação de pisar em nuvens sem perder a estabilidade certamente irá gostar da experiência.
Ao todo, rodei praticamente 60 km com o Fila Racer Knit Energized. O treino mais longo foi de 12 km em asfalto, paralelepípedo e gramado, sempre secos. Em todos os terrenos o tênis entregou três pontos que julgo essenciais: conforto, amortecimento e segurança. Confortável porque não apertou nem gerou nenhum ponto de atrito com a pele. Um ponto de atenção antes da compra é a fôrma do Racer Knit, um pouco maior do que o usual.
Sempre uso um número maior para modelos de running para ter 1 cm de folga entre a biqueira e a ponta dos dedos. Para o Racer usei a mesma estratégia, o que me deu quase 3 cm de folga; ou seja, o tênis ficou enorme nos pés. Usei uma meia mais grossa para compensar a sobra, e funcionou. Em termos de amortecimento, seu sistema é bem maleável e se adapta aos terrenos. No asfalto entrega o máximo de retorno e maciez, assim como no paralelepípedo. Ao imprimir mais velocidade, o retorno de energia se torna mais evidente.
O design do tênis parece induzir os pés a aterrissarem do meio para a frente (mediopé para antepé), um ponto positivo para corrigir a passada. O solado é seguro, com ótimo grip (aderência). Dá para notar que é um modelo estável até para quem tem pisada pronada (meu caso) e mesmo em terrenos com desníveis. Meu veredito é favorável ao novo Fila Racer Knit Energized, que serve para distâncias de 5 km até 42 km. Um tênis que pode competir facilmente com best-sellers muito mais caros.
Categoria: Amortecimento
Peso: 300 g (tamanho 40 masculino)/239 g (tamanho 36 feminino)
Drop: 10 mm
Pisada: Neutra
Finalidade: Treinos e provas de 5 km até 42 km
Preço: R$ 399
Amanda Preto, editora da O2Corre e revista O2. Corre desde 2013. Atualmente faz três treinos de corrida semanais e tem como distâncias preferidas 10 km e meia-maratona.
Compartilhar link