Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O alemão Markus Jurgens, de 29 anos, quebrou o recorde mundial da categoria “maratona de costas” ao completar 42 km em 3h38min. A marca foi alcançada na Maratona de Hannover, onde ele foi ajudado por uma amiga que corria normalmente e o orientava para que não batesse em um poste ou esbarrasse em outro competidor.
A ideia inusitada de correr de costas surgiu para Jurgens a partir de uma brincadeira envolvendo seu amigo Achim Aretz. De ressaca, o rapaz participou de uma corrida de rua, mas sua baixa velocidade fez com que um outro companheiro decidisse acompanhá-lo de costas.
Jurgens garante que não se importa com os olhares tortos em sua direção durante as provas. “É muito divertido. Vejo o rosto dos demais corredores e percebo o que eles estão sentindo. Você vê coisas muito diferentes e tudo fica mais intenso”, diz.
Quando não conta com a ajuda de um “guia”, ele se orienta pela rua. “Percebo quando uma curva se aproxima analisando a calçada.”
O método pouco convencional de corrida, no entanto, tem seus adeptos pelo mundo. Um estudo da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, assegura que correr de costas é uma forma eficiente de queimar gordura corporal.
Uma outra pesquisa feita pela Universidade de Dayton, em Ohio, nos Estados Unidos, conclui que correr de costas melhora o rendimento na corrida habitual em aproximadamente 2,5%.
Compartilhar link