Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ao mesmo tempo em que milhares de corredores enfrentam, neste domingo (24), uma das provas mais disputadas e queridinhas do mundo, a Maratona de Londres, o astronauta britânico Tim Peake, de 44 anos, vai encarar os 42 km de dentro de uma estação espacial, a centenas de quilômetros da Terra. Esta será a segunda vez que alguém faz uma maratona no espaço.
Por causa da ausência de gravidade, o ex-piloto do Exército britânico, que reside na estação desde dezembro do ano passado, terá que correr amarrado a um colete e com seus pés presos na esteira. Segundo ele, essa é a maior dificuldade, porque o equipamento gera muito atrito nos ombros e na cintura.
O astronauta espera percorrer a distância em menos de quatro horas, o que corresponde a cerca de duas voltas e meia em torno do planeta, uma vez que a estação leva 90 minutos em média para fazer a volta completa. Se concluir o feito, ele será o primeiro homem a correr uma maratona no espaço, porém não o único humano a fazer isso. Em 2007, Sunita Williams, astronauta da Nasa, completou a Maratona de Boston lá de cima.
No entanto, a experiência de Tim será muito diferente em comparação à de Sunita. Ele vai contar com um dispositivo de realidade virtual que permitirá que ele sinta-se como se estivesse nas ruas de Londres, além de possibilitar a interação com os seus companheiros de prova na Terra que também estejam usando a ferramenta. Em seu perfil no Twitter, a organização da Maratona de Londres publicou um post convidando a todos para “correr junto” com o astronauta.
Compartilhar link