Circuito das Estações sacode Brasília

Atualizado em 05 de agosto de 2016

A etapa Outono do Circuito das Estações foi disputada na manhã deste domingo (22 de março), em Brasília. A prova, a primeira de quatro ao longo da temporada 2015, reuniu 5 mil corredores na Esplanada dos Ministérios, avenida central e ponto turístico da Capital Federal, para percorrer os 5km e 10 km da prova.

Na categoria dos 10 km, um dos destaques foi Hiatiane Cunha de Lacerda, que apesar de amadora,  tem tido resultados excelentes. Na prova deste domingo, a corredora de 35 anos terminou na terceira colocação, conseguindo pela primeira vez um pódio do no Circuito das Estações. “Foi excelente. Me superei e consegui meu melhor tempo em provas de 10 km”, disse Hiatiane, que terminou o circuito em 45 minutos.

O resultado consagra uma história de amor de professora universitária Hiatiane com a corrida, que se iniciou em 2008. Naquele ano, ela participou a convite de um amigo de sua irmã, pela primeira vez de uma prova de 5 km. Ao final da prova, exausta, prometeu a si própria que nunca mais repetiria a aventura. Não cumpriu a promessa e se tornou uma aficionada pelo esporte.

Atualmente, além de correr o Circuito das Estações e outras provas de 10 km, a corredora disputa pelo menos uma maratona por ano. Em seu currículo consta provas como as maratonas de Berlim e do Rio de Janeiro.

“Nesse ano, eu ainda planejo correr a Maratona de Buenos Aires. Essas provas de 42 km não condizem com meu tipo físico, mas esse é um desafio que me propus”, diz Hiatiane, que aproveita as provas para fazer turismo. “Além de correr, o que é uma terapia para mim, eu conheço lugares interessantes ao redor do mundo.”

leiamais-cinza-novo
PARTICIPOU DA ETAPA OUTONO DO CIRCUITO DAS ESTAÇÕES EM BRASÍLIA? VEJA O SEU RESULTADO 

Quem também disputou os 10 km foi Carlos Alberto Freire Costa, 58 anos. O veterano corredor, porém, não se satisfez com seu desempenho. “(O tempo) Foi bem acima do que esperava. Estou aumentado o tempo”, diz Carlos Alberto, que admite ter relaxado nos treinamentos nas últimas semanas.

Como motivo para a falta de preparo nesta prova do Circuito das Estações o corredor admite que está a falta de disposição de levantar cedo para correr. “Eu tenho preguiça enorme para acordar cedo e como eu estava sem tempo para treinar pela noite eu me descuidei”, diz Carlos Alberto.

A falta de preparo que fez falta na prova desse domingo, mas não é rotina no histórico de Carlos Alberto. Ele – que começou a correr aos 49 anos, em 2006 – tem em seu currículo diversas provas importantes como a volta da Pampulha, São Silvestre e a Meia-Maratona do Rio. Seu plano principal no mundo das corridas é completar uma maratona.

“Correr a maratona de Nova York é meu sonho”, conta o atleta que treina sozinho, segundo ele mesmo, “para não atrapalhar ninguém com faltas” e que baseia sua preparação em artigos de revista em especialistas da área.

“Crio meu treinamento com base nos artigos da (revista) O2 e também na opinião do Nuno Cobra”, diz Carlos Alberto. “Essas são minhas assessorias”.

Garotada

Entre adultos jovens e veteranos, a presença de Caio Dias Carneiro chama atenção. Aos 15 anos ele era um dos mais jovens na prova. Mais incrível ainda é a constatação de que, mesmo tão jovem, ele não é mais nenhum novato e já conta com dois anos de experiência em provas desse tipo.

Caio, que terminou a prova deste domingo em 24 minutos, começou a correr aos 13 anos, para acompanhar o pai, Clóvis Carneiro. Motivação que segue sendo a principal para o jovem.

“Treino apenas na academia, não em parques. Só quero me divertir e acompanhar meu pai”.

No próximo domingo (29/03), o Circuito das Estações passará por Fortaleza. A próxima etapa em Salvador será em 19 de julho.

icone-foto
[nggallery id=163]