Depois de vir à tona a história de que Mo Farah deixou de fazer alguns exames antidoping antes dos Jogos Olímpicos de 2012, quando o britânico ganhou duas medalhas de ouro — uma pelos 5.000 metros e outra pela prova de 10.000 metros –, o atleta resolveu usar sua página pessoal no Facebook para se defender das acusações.
Também para falar sobre a denúncia contra seu treinador Alberto Salazar, que foi apontado por envolvimento em diversos casos de doping, como o de Galen Rupp, recordista norte-americano dos 10.000 metros e prata na mesma distância nos Jogos Olímpicos de 2012 e o de Mo.
Veja o texto que o atleta escreveu em sua página:
“Eu nunca tomei drogas que aumentam a performance e nunca farei isso. Ao longo da minha carreira, me submeti a centenas de testes antidoping e todos deram negativo. Eu já me expliquei a respeito dos únicos testes surpresa que perdi, e as autoridades compreenderam. Nunca houve sugestão de que eles eram mais do que um simples erro.
As últimas duas semanas têm sido as mais difíceis da minha vida, com rumores e especulações sobre mim, que são completamente falsas. E o impacto que isso tem na minha família e amigos me deixou bravo, frustrado e chateado. Em particular, a pressão da mídia sobre a minha família e esposa, que está grávida de cinco meses, é extremamente dolorosa, especialmente porque estou treinando para algumas provas importantes agora.
Como eu já deixei claro, fui a Portland para falar com Alberto Salazar e exigi respostas. Ele me assegurou que as denúncias são falsas e que em breve ele irá providenciar evidências para deixar isso tudo claro. Até lá, eu não irei mais responder nada a respeito dessas alegações.
Eu gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer aos meus fãs, a minha família, aos meus amigos e aos meus colegas de equipe por todo o apoio que têm me dado nos últimos dias. Espero que, agora, eu possa focar no meu treinamento e ganhar medalhas para o meu país.”
Seu desabafo rendeu comentários de apoio ao atleta. Para que você tenha ideia, até o fechamento desta matéria, o post contava com 62.962 curtidas, 3.102 compartilhamentos e 4.442 comentários.
Entenda o caso
A história começou quando o coach de Mo Farah foi acusado pela rede britânica BBC, em parceria com a ProPublica, de estar envolvido em diversos casos de doping. Segundo informações do documentário divulgado pela rede britânica, Rupp supostamente teria ingerido substâncias proibidas para o aumento de performance desde os 16 anos, tudo incentivado pelo técnico Salazar.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…