Um estudo publicado na revista Psychological Reports mostrou que a corrida, além de trazer benefícios ao humor e fortalecer músculos, ossos e articulações, também melhora a nossa memória. A pesquisa reuniu 24 pessoas entre 18 e 35 anos para participarem de um experimento de quatro etapas.
Na primeira fase, os envolvidos precisavam memorizar quantas palavras pudessem de duas listas com 15 palavras cada, sem nenhum tipo de esforço físico. Já nas três seguintes, eles caminharam em uma esteira em intensidade média por 15 minutos antes, durante e depois de tentar memorizar as listas de palavras.
Ao analisarem os resultados, os pesquisadores notaram que quando a memorização era feita junto dos exercícios, era mais eficiente.
Em entrevista para a Runner’s World americana, Paul Loprinzi, diretor do Laboratório de Exercício e Memória da Universidade de Mississipi e um dos autores do estudo, defende que o exercício aeróbico, intenso ou não, colabora para o resgate de memórias de curto, médio e longo prazo.
E acrescentou que há outras pesquisas recentes estudam a relação entre o esporte e a demência. O estudo foi realizado com 7.500 adultos chineses com mais de 65 anos, descobriu-se que quem se exercita — seja caminhando, correndo ou praticando outros esportes – tem 47% menos chances de desenvolver demência ao longo dos próximos 9 anos. Isso ocorre porque os exercícios ajudam os neurônios a se conectarem e se comunicarem entre si.
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…