O francês Xavier Thévenard foi desclassificado na parte final da ultramaratona Hardrock 100, prova com 160 km de distância, por pegar água e gelo fora do posto oficial de assistência. O atleta liderava a prova quando, faltando aproximadamente 15 km para a linha de chegada, recebeu os itens de um amigo que acompanhava o evento.
Esta foi a primeira desclassificação da Hardrock 100 desde sua criação, em 1992. “Não há estoque de suprimentos ao longo do percurso e nenhum auxílio, ajuda de qualquer tipo, pode ser aceito, exceto dentro de 400 jardas de uma estação de assistência designada”, diz o regulamento do evento.
Thévenard, que liderava com folga a prova nos Estados Unidos, recebeu autorização da organização para continuar o trajeto e cruzar a linha de chegada, mas sem figurar na classificação. Ele, no entanto, preferiu desistir.
“Achei essa punição um pouco excessiva. Por que não uma ou duas horas de punição? Isso é injusto. Acho difícil olhar para o futuro”, escreveu o francês em sua conta no Facebook.
Os organizadores ressaltaram que as regras foram criadas para proteger a integridade da Hardrock 100 e sabem que a infração existiu mas sem intenção maliciosa do atleta, que está convidado a participar das próximas loterias para os futuros Hardrocks.
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…