A última Maratona de Londres ficou marcada pela presença de grandes estrelas como o campeão Eliud Kipchoge e o britânico Mo Farah, além da Rainha Elizabeth II participando da largada. Entretanto, um outro acontecimento também chamou a atenção: o número de peito de Jake Halliday caiu no chão e o desclassificou, mas outro atleta pegou a placa do chão e a vestiu até a linha de chegada, recebendo a medalha que seria de Halliday.
Veículos britânicos como o Telegraph e o Express descobriram a identidade do impostor: ele é Stanley Skupien, um morador de rua que trabalha com construção civil. Skupien alegou ter abandonado uma maleta com todos seus pertences e pulado a cerca que divide a plateia dos corredores próximo ao quilômetro 19, encontrando o número de Halliday nos metros finais: “Eu vi o número no meio da rua. Sabia que se eu tivesse um, conseguiria a medalha. Meu coração disparou, era um sonho virando realidade”.
“Eu segurei a placa no meu peito enquanto cruzava a linha de chegada, eu estava chorando”, disse Skupien. O morador de rua contou que irá mostrar a medalha ao seu filho Viktos, de 7 anos, para ele poder sentir o mesmo orgulho que seu pai. “Eu me senti no topo do mundo, terminando a corrida por todas as pessoas sem-teto, provando que você pode alcançar tudo sem dinheiro”.
Halliday, o dono original do número, estava levantando fundos para a Bloodwise, uma entidade que auxilia a pesquisa sobre leucemia. Mesmo sem completar a Maratona de Londres, ele já ajudou a arrecadar 48 mil libras (mais de 230 mil reais) para a organização.
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…