Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O queniano Geoffrey Kirui e a barenita Rose Chelimo foram os vencedores das maratonas masculina e feminina no Mundial de Atletismo de Londres. Quinto campeão do Quênia na prova, Kirui levou a melhor sofre o etíope Tamirat Tola e fechou os 42 km em 2h08min27s. Já Chelimo precisou de 2h27min11s para cruzar a linha de chegada.
Tola esteve perto de Kirui durante boa parte da prova e completou o percurso em 2h09min49s. O medalhista de bronze foi Alphonce Felix Simbu, da Tanzânia, com a marca de 2h09min51s.
Campeão na Maratona de Boston em abril, Kirui, de 24 anos, não escondeu a felicidade após o feito no Mundial de Londres. Segundo ele, o ouro na Inglaterra representa o melhor momento de sua carreira.
“Este é o melhor momento da minha carreira, facilmente. Eu não esperava ganhar o Mundial. É a minha primeira vez em um campeonato como este”, afirmou.
Nascida no Quênia e naturalizada barenita desde 2015, Chelimo, de 28 anos, superou Edna Kiplagat e Amy Cragg, medalhistas de prata e bronze, respectivamente, para subir ao lugar mais alto do pódio.
A disputa entre Chelimo e Kiplagat foi parelha até a reta final da maratona.
“Kiplagat é forte. Por volta do km 35, eu tornei meu ritmo mais intenso. Ela veio atrás e pensei comigo: ‘deixe-a ir’. Eu estava conformada em ser a segunda colocada. Mas depois me encorajei, pensei que talvez conseguisse arrancar e tive sucesso”, explicou a vencedora.
Compartilhar link