A assembleia do Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou, durante reunião realizada em Lausanne, na Suíça, 15 novas modalidades para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.
Na natação, 800m (masculino) e 1500m (feminino), além do revezamento 4x100m medley misto, são as novidades. No atletismo, a categoria estreante é a do revezamento misto 4x400m. O BMX terá versões para homens e mulheres no Japão. Também no ciclismo, o madison agora tem vez. O revezamento misto no triathlon também aparece na programação olímpica para 2020. Duplas mistas no tênis de mesa, eventos por time na esgrima disputas coletivas no tiro com arco e basquete 3×3 para homens e mulheres completam a lista.
Kit McConnell, diretor esportivo do COI, classificou a medida como “um passo importante para a igualdade de gênero”. A decisão tomada na Suíça caminha para que a Olimpíada de Tóquio tenha um equilíbrio de gênero próximo aos 50%, tanto em atletas como em eventos.
“Os novos eventos aprovados são fascinantes e representam uma mudança gradual no programa olímpico. Estou muito feliz pelos Jogos Olímpicos de Tóquio serem mais jovens, mais urbanos e com maior presença de mulheres”, declarou Thomas Bach, presidente do COI.
Cinco novos esportes passarão a fazer parte dos Jogos em 2020: softbol (versão feminina do beisebol), surfe, escalada esportiva, caratê e skate.
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…