Treinar ouvindo música é uma prática bastante comum entre corredores e atletas de outros esportes. Mas, agora um grupo internacional de pesquisadores descobriu que algumas canções favoritas podem te ajudar fisiologicamente em sessões de alta intensidade.
O estudo, divulgado na publicação científica Psychology of Sport & Exercise, foi conduzido por pesquisadores da University of British Columbia, no Canadá, e da Brunel University London, na Inglaterra, e analisou os efeitos psicológicos e fisiológicos da música durante a prática de exercícios.
Segundo a pesquisa, ouvir músicas motivacionais em treinos de alta intensidade, além de aumentar a sensação de prazer, é capaz de aumentar o ritmo dos batimentos cardíacos e da força máxima aplicada durante a sessão.
O estudo foi conduzido com 24 homens e mulheres que se submeteram a três conjuntos de sessões de sprints em uma bicicleta ergométrica, ouvindo músicas motivacionais, podcasts e sem áudio.
Nas sessões com música, os atletas aguentaram mais a sequência de exercícios e relataram ter se divertido mais.
Além desses efeitos nos treinos de alta intensidade, os pesquisadores apontaram que a música, em sessões de média e baixa intensidade, ajuda os atletas ao distraí-los da sensação de dor e cansaço provocada pelos exercícios.
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…