Se já é difícil que atletas de elite acompanhem o pace de Mo Farah nas provas, imagine quando um corredor amador tenta manter a mesma velocidade do britânico nas provas de 5.000 metros (23 km/h).
A emissora de TV britânica BBC recrutou três amadores para verificar por quanto tempo seria possível sustentar a velocidade de uma das maiores lendas da história do atletismo. Antes de migrar para as corridas de longa distância, Mo registrou 12min53s11 em uma competição disputada em Mônaco. O trio foi monitorado por Carl Evans, cientista do esporte, e segurado por cabos de proteção, caso ocorresse alguma queda sobre a esteira em que foi realizado o desafio.
A escolhida para abrir o desafio foi a jovem Sophie, que não estava acostumada a correr. A partir do momento em que Evans colocou a esteira na velocidade de Mo, Sophie já perdeu o equilíbrio e levou as mãos às barras de proteção. Ela aguentou correr a 23 km/h durante 5 segundos. Logo depois, com bom humor, definiu seu desempenho como “repugnante”.
Acostumada a frequentar uma academia e melhor preparada fisicamente do que Sophie, Katie, outra jovem, teve desempenho melhor, mas não passou de 15 segundos sobre a esteira.
Jamie, corredor nas horas vagas, foi o responsável por fechar o desafio e correu no pace de Mo por 60 segundos.
Em agosto, um desafio promovido pela Asics em São Paulo permitiu que corredores amadores descobrissem por quanto tempo aguentariam o ritmo de um maratonista de elite. Quem roubou a cena foi Eliel Ferreira da Silva, que correu a 20.5 km/h durante 30min01s99. Entre as mulheres, a mais resistente foi Marcela Georgetti Juliasz, com 2min36s90.
Veja abaixo como foi o desafio. Como já adverte a própria BBC no vídeo, não tente fazer isso em casa ou na sua academia.
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…