Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Uma novidade, no mínimo, curiosa deve chegar ao universo da corrida em setembro. A Runvi, uma palmilha desenvolvida por uma empresa alemã para coletar dados sobre a técnica do corredor e fornecer informações ao atleta em tempo real, foi apresentada em um site de financiamento coletivo e precisou de apenas 48 horas para arrecadar a quantia necessária para seu lançamento.
Cada palmilha da Runvi conta com trinta sensores de pressão e um par de acelerômetros (dispositivos usados para medir a aceleração própria de um sistema). Os números captados a partir dessas ferramentas “conversarão” com os atletas durante o treinamento ou a uma prova de corrida.
Os feedbacks podem ajudar a reduzir o cansaço e o risco de lesões, além da correção de falhas biomecânicas durante o exercício.
Os desenvolvedores dizem que a Runvi se conectará ao aplicativo próprio no iPhone ou Apple Watch do usuário. É nesta interface que os atletas poderão criar metas pessoais e traçar planos de treinamento.
De acordo com a marca, o acessório, apesar de ter os corredores como público-alvo, também pode ser usado em outras modalidades.
“Nossa avançada tecnologia de sensor de pressão, combinada à ciência do esporte, ajuda os corredores, ciclistas e outros atletas a se beneficiarem de medições precisas e feedback em tempo real”, afirmou Daniel Waldthausen, fundador da NWTN-Labs, o laboratório de Berlim que criou o produto.
“Não se trata de praticar mais e mais, mas, sim, sobre treinar de forma mais inteligente”, opinou o ex-corredor olímpico alemão Jonas Plass, embaixador da Runvi e medalhista de bronze no Campeonato Europeu de Atletismo em 2012 nos 4 x 400 metros.
A palmilha inteligente acompanha um movimento de coaching em tempo real na indústria da corrida. Os fones de ouvido KuaiFit, por exemplo, vêm com um monitor de ritmo cardíaco e um acelerômetro. O acessório ainda utiliza vozes de atletas olímpicos para incentivar os atletas durante o treinamento.
Compartilhar link