O cineasta italiano Federico Felini dizia que o cinema é um modo divino de contar a vida. Trazer à tona histórias marcantes do esporte através das telonas passou a ser cada vez mais comum nos últimos anos.
Hoje, do sofá de sua casa, é possível conferir dezenas de produções que exploram aspectos emocionantes e relevantes envolvendo modalidades como a corrida, o triathlon, a natação e o crossfit.
Algumas delas estão disponíveis em serviços de streaming e podem te ajudar a matar o tédio entre um treino e outro. Confira a nossa seleção com os 26 filmes sobre esporte que você não pode deixar de ver:
Um clássico do cinema americano. Em um dos melhores papéis de sua carreira, Tom Hanks interpreta Forrest, um homem que participa de grandes eventos políticos e sociais das décadas de 60 e 70, sempre contando com a corrida como uma virtude fundamental. Foi esta produção que popularizou a expressão “run, Forrest, run!” (“corra, Forrest, corra!”). O filme conquistou o Oscar de melhor filme, melhor ator e melhor diretor. Disponível na Netflix.
Dirigido por Stephen Hopkins, o filme retrata a vida do norte-americano Jesse Owens, corredor que mostrou ao mundo, durante as Olimpíadas de 1936, em Berlim, que a ideia de supremacia ariana construída por Hitler, durante o regime nazista, era apenas uma ideia racista. Disponível na Netflix.
Esse filme usa a corrida como pano de fundo para contar a história de dois adolescentes: um garoto cego que sonha se tornar um corredor de trilhas e outro com problemas de comportamento. Uma história emocionante sobre superação e amizade. Disponível na Netflix.
O documentário retrata uma das provas mais difíceis do mundo, a The Barkley Marathon, uma ultramaratona de montanha que acontece em Wartburg, no Tennessee. Existem duas distâncias nesta corrida: uma a “Run Fun” (em português, “corrida divertida”), de 60 milhas (97 km), e a principal, de 100 milhas (160 km). O tempo máximo para concluir essa prova é de 60 horas. Disponível na Netflix.
Clique aqui para conferir uma matéria sobre a prova publicada em abril pelo Ativo.
Doze Homens e doze mulheres aceitam o o desafio de perder peso e participar de uma prova de revezamento de mais de 300 km. Disponível na Netflix.
Inicialmente, o cineasta americano Bryan Fogel pretendia usar “Ícaro” para mostrar como é fácil burlar o sistema antidoping no ciclismo. No fim das contas, acabou descobrindo muito mais. A partir de relatos do cientista russo Grigory Rodchenov, ex-diretor do Centro Antidopagem de Moscou, a produção escancara o envolvimento do governo russo em casos de doping no atletismo – escândalo que gerou a suspensão do país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Disponível na Netflix.
Clique aqui para conferir uma matéria sobre o documentário publicada em agosto pela VO2Bike.
O documentário mergulha na vida do jamaicano Usain Bolt, aposentado desde o último Mundial de Atletismo. “I Am Bolt” mostra a trajetória do velocista do início de sua vida até sua consagração. As gravações aconteceram nas Olimpíadas de Pequim, Londres e Rio de Janeiro, além de um Mundial na Alemanha em 2009 e da terra-natal do corredor, a Jamaica. Participam do documentário os velocistas Asafa Powell e Yohan Blake, Neymar e Pelé, a tenista Serena Williams e o músico, e filho de Bob Marley, Ziggy Marley. Disponível no Telecine Play.
Quando inicia a carreira de ciclista, Lance Armstrong é considerado inferior aos outros por sua técnica e tipo físico. Após se juntar a um médico italiano, o ciclista usa todas as drogas experimentais e se torna o melhor ciclista do mundo. Disponível no Telecine Play.
Representando a Grã-Bretanha, o corredor Eric Liddell decide ir para a China para trabalhar como missionário. Após ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas, ele só não esperava encontrar o país em guerra e acabar em um campo de concentração.
O filme conta a história de um garoto de 17 anos que não consegue entrar na Inglaterra, onde está sua namorada. Assim, decide se matricular em um curso de natação para atravessar o Canal da Mancha, que separa a França da Grã-Bretanha.
Baseado em uma história real, a produção traz dois irmãos que disputam na piscina a atenção e afeição do pai. Em competições, são vistos como rivais. Dentro de casa, não é diferente.
O documentário mostra a trajetória, a vida e os desafios de atletas paralímpicos em fase de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
O documentário acompanha atletas que participam de competições para idosos e provam que não existe idade máxima para a prática de esportes. Disponível na Netflix.
Dois ladrões quenianos decidem mudar os rumos de suas vidas ao trocarem as armas pelos tênis de corrida e as maratonas. Clique aqui para ver o trailer. Disponível na Netflix.
Um jovem australiano luta para ser um campeão da natação e, apesar de ter o apoio da mãe, tem dificuldade para conquistar a admiração do pai alcoólatra.
A produção traz a história de Marco Pantani, ciclista que tornou-se vítima das drogas após vencer o Tour de France e o Giro d’Italia.
Baseado na história real de Ramón Arroyo, o “100 Metros” conta a história de um publicitário sedentário que é diagnosticado com esclerose múltipla ao 35 anos e no início do tratamento ouve de outro paciente que em pouco tempo não conseguiria sequer caminhar 100 metros. A jornada de sofrimento e as limitações nos movimentos e na fala são vencidas com a ajuda do esporte. A cereja do bolo de sua recuperação é a conclusão de um Ironman, a mais famosa e desafiadora prova de triathlon do mundo. Disponível na Netflix.
Documentário traz a história do crossfit e a rotina de atletas em busca do título de melhor do mundo na categoria. Disponível na Netflix.
Retrata a preparação de cinco atletas para o CrossFit Games 2008.
Rapaz rebelde vai para o reformatório depois de um roubo mal sucedido, porém, descobre-se nele um enorme talento para a corrida. O diretor do lugar então se aproveita disso para tentar conquistar o campeonato entre reformatórios.
O astro Michael Douglas interpreta o maratonista norte-americano Michael Andropolis. Em meio a uma crise familiar e profissional, ele tentará representar seu país nos Jogos Olímpicos de Montreal. Michael tem certeza de que o sucesso como corredor o ajudará a resolver os problemas pessoais.
A verdadeira história de Ellen Hart, corredora forçada a fazer regime para integrar o time americano de atletismo nas Olimpíadas de Moscou. Acabou vitimada pela anorexia nervosa num ano em que os EUA sequer disputaram os Jogos devido a um boicote político.
Quando Billy retorna de um reformatório tem que frequentar uma escola diferente. Ao lado de sua mãe viúva, ele tenta iniciar uma nova vida, longe das drogas e do crime. Mas seus velhos rivais não facilitam as coisas para ele e seu grande amigo, Louie, um jovem traficante, tenta novamente desviá-lo do caminho certo. Seu irmão Joe, bem diferente dele, é o “filho modelo” e um corredor determinado a vencer a competição da escola. Ele sugere a Billy que também passe a correr, o que provoca uma grande desavença entre os irmãos.
Filme baseado na história real do norte-americano Billy Mills (Robby Benson), que conquistou a medalha de ouro nos 10 mil metros dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, a primeira dos Estados Unidos na prova. De origem indígena, Mills tem que lidar com o preconceito dos seus colegas de universidade. Sua vitória é considerada por muitos uma das maiores surpresas da história das Olimpíadas.
Steve Prefontaine, que morreu em um acidente de carro aos 24 anos, em 1975, é um mito nos Estados Unidos. Uma das provas disso é que existem três filmes em sua homenagem. Neste, de 1997, Jared Leto interpreta “Pre”, recordista americano de sete categorias das corridas de pista, entre 2 mil e 10 mil metros. As outras películas em sua homenagem são “Fire on the track”, de 1995, e “Prova de fogo”, de 1998.
Todo ano, um programa chamado Students Run Oakland, na Califórnia, seleciona cerca de 50 jovens do ginásio que se comprometem a treinar para a Maratona de Los Angeles. Neste documentário, conhecemos quatro deles. Fred, Marvin, Abony e Alma, que têm quatro meses para se tornarem maratonistas. O filme mostra o impacto da corrida em suas vidas e a dificuldade para cumprir o programa de treinos.
Uma das produções mais assistidas da Netflix em 2017 mostra um geólogo que tem apenas 10 minutos para salvar o máximo possível de pessoas quando um tsunami arrasa a população de um fiorde. A relação com o esporte é que o lugar recebe anualmente várias competições que começam no nível do mar e terminam na montanha Dalsnibba, 1.500 metros acima.
(Por Pedro Cunácia, Taísa Luna e Pedro Lopes)
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…