É de conhecimento geral dos corredores (e de todos os atletas) que a hidratação é fundamental para mantê-los ativos e com energia suficiente para continuar e terminar o seu treinamento ou prova. O consumo correto de líquidos antes, durante e depois da corrida otimiza o seu desempenho, protege a sua saúde e o seu bem-estar.
Não ingerir a quantidade suficiente de líquidos para se hidratar pode ser desconfortável e perigoso para a sua saúde. Por esta razão, separamos algumas dicas para você conseguir se hidratar de forma correta.
1 – Antes de qualquer coisa, fique atento ao consumo de água no dia que antecede o seu treinamento/prova. Como beber bastante água, diariamente, ajuda a manter as suas células hidratadas, começar a correr com uma “reserva” é fundamental para que você não tenha problemas durante e depois da corrida, como cólicas, fadiga e (até) uma frequência cardíaca elevada.
2 – Para corridas que durem menos que 30 minutos, certifique-se de estar bem hidratado antes de sair para correr. Neste caso, você talvez não precise levar uma garrafinha de água para seu treino. Caso o exercício ultrapasse 35 minutos de duração, beba até 300 ml de água a cada cinco minutos (ou mais). Para treinos acima de 80 minutos, você pode utilizar água ou bebidas isotônicas. Vale lembrar que se você achar que ficará com muita sede durante a corrida, independente do tempo de duração, não hesite em levar água para seu treinamento.
3 – Mesmo que você esteja suando muito, não significa que precisa beber a mesma quantidade de água que está perdendo no suor. Confie nos sinais de seu corpo e, durante a corrida.
4 – Não beba muito além do consumo confortável, pois o excesso de água ou de líquido pode gerar um desconforto ao seu corpo e organismo.
5 – A quantidade exata de líquido que o seu organismo precisa depende, também, do seu peso corporal, do pace e da distância percorrida. Portanto, tente ouvir seu corpo para entender suas necessidades de hidratação.
6 – Continue bebendo água durante todo o resto do dia após sua corrida. Seu organismo precisa repor a quantidade de líquido que perdeu de forma gradual.
(Fonte: Paulo Marques, treinador e professor de educação física na FMU – SP)
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…