Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Praticar esportes oferece vários benefícios à nossa vida, seja qual for a atividade que pratiquemos. Assim sendo, cabe a seguinte pergunta: é suficiente praticarmos apenas uma modalidade esportiva? Ou seria melhor e mais interessante ter uma prática multidesportiva?
É inegável que cada exercício apresenta qualidades por si só. Por exemplo: ao correr, realizamos trabalho cardiovascular e colocamos em funcionamento cerca de 200 músculos. O yoga nos ajuda a trabalhar flexibilidade, força e equilíbrio; a natação nos ajuda a melhorar o sistema respiratório e cardiovascular graças ao constante trabalho aeróbico.
Cada esporte nos entrega excelentes benefícios e características, mas, se pensarmos em combiná-las, isso poderia resultar numa ajuda ainda maior à nossa saúde e rendimento. Estamos aí começando a pensar numa prática multidesportiva.
Segundo o treinador Jorge Sanhueza, “a combinação de esportes é boa e favorável sempre que um libere as tensões ou cargas que o outro causa”. Ou seja: a prática multidesportiva é recomendável.
De acordo com o pensamento dele, um exemplo de mescla perfeita é aquela entre corrida e natação. “A corrida, que é um esporte de alto impacto, combina-se muito bem com a natação ou com algum exercício que alongue, como pilates ou yoga”.
Com a prática de diferentes disciplinas, podemos alcançar melhor rendimento e um treinamento mais compleo, aproveitando os benefícios que não conseguimos extrair de um esporte apenas, já que nenhum entrega tudo aquilo de que necessitamos, como trabalho muscular, cardiovascular e alongamento.
Se pensarmos em complementar nossos treinamentos com alguma outra atividade, devemos preferir um que nos entregue benefícios que o primeiro não oferece ou nos ajude a trabalhar partes distintas do nosso corpo, como o caso da combinação running-yoga ou ciclismo-natação.
Dando sequência a esse raciocínio de Sanhueza, devemos evitar realizar duas atividades em que realizemos o mesmo tipo de trabalho, já que dessa maneira poderíamos nos sobrecarregar, como é o caso de corrida-futebol. Trata-se de dois esportes nos quais se realiza um forte trabalho aeróbico e recrutam-se os mesmos grupos musculares.
Compartilhar link