Por Drica Peixoto
Foi uma mudança de endereço em 2009 que motivou nosso início nas corridas de rua. Mudar para Copacabana, a exatos 500 metros da orla, fez o Sérgio, meu marido, questionar se estava aproveitando bem as suas horas livres (eu havia iniciado minha segunda graduação e estudava todos os dias após o trabalho). Depois dessa reflexão, ele começou a correr por conta própria e não demorou muito para perceber que precisaria entender um pouco mais sobre o esporte. Comprou revistas especializadas, seguiu as planilhas de treino e o avanço veio junto com toda essa disciplina.
A primeira viagem para correr não demorou muito para acontecer e a escolha foi Curitiba. Eu ainda estava confortável sendo torcedora e fotógrafa. Mas, cinco provas depois, ele confidenciou que não queria mais me ver do outro lado da grade e me convidou (intimou, na verdade!) a treinar e correr ao lado dele. Já amava viajar, porém, faltava descobrir se eu também gostaria dessa tal de corrida de rua.
E foi assim que tudo começou. Das passadas lado a lado a viagens acumulando quilômetros pelo Brasil e pelo mundo afora. A última viagem que fizemos foi para visitar amigos queridos que vivem em Abu Dhabi e explorar um pouco mais Dubai: dois emirados encantadores e que devem entrar para a #WishListRun de corredores que são tão fanáticos por viagens quanto nós.
Sérgio começou a buscar por provas logo que fechamos a viagem e foi assim que descobrimos a Dubai Autodrome 10 km, organizada por uma equipe de corrida local, os Desert Road Runners. Ótima chance de correr em Dubai! Já havíamos corrido no autódromo de Abu Dhabi, o YAS Marina, mas essa seria a oportunidade perfeita de dar um check em mais um autódromo e em mais um emirado. “Mais um sonho realizado”, pensei.
A retirada do kit foi realizada no mesmo dia da prova e fiquei surpresa ao receber somente o chip. Nada de camisa/sacolinhas/ brindes e outras coisas que estamos acostumados a receber por aqui. E pior, o preço do kit era de R$ 200. Fiquei pensando que talvez pudéssemos receber algo depois da prova… Nada! Foi aí que vimos uma cultura diferente da nossa. Ao contrário das provas realizadas por aqui, em Dubai o intuito da corrida é outro: reunir os corredores para a famosa “resenha” pós-prova. Assim que terminou a corrida, fomos encaminhados para um espaço em que havia quatro ilhas com diversos tipos de comida.
Um banquete repleto de omelete feito na hora, frutas, saladas, iogurte, pães – melhor que um hotel cinco-estrelas. Depois de comer muito bem e de confraternizar com os demais corredores, pudemos ver que a camisa não faz falta alguma e que a endorfina e a resenha pós-prova são iguais em qualquer lugar do mundo.
CORRER EM DUBAI VALEU!
Mas é claro que temos de falar sobre a corrida! O percurso da prova não foi dos mais complicados, principalmente porque tem menos pessoas que correm com você. Foi necessário dar duas voltas na pista no sentido anti-horário para completar os 10 km. Percebi uma participação alta de estrangeiros, cerca de 90% dos corredores participantes. Hidratação a cada 2,5 km e uma equipe de apoio animada durante todo o percurso. Um grupo de pessoas entregando toalha, colocando medalha no pescoço e retirando os nossos chips. Nesse ponto, nada muito diferente das provas no Brasil.
Dubai é mais novo (e menos rico) do que Abu Dhabi, mas é extremamente moderno e preparado para o turismo. Além disso, não encontramos problemas para nos alimentar, com o idioma ou até mesmo com segurança. Comida árabe varia em questão de gosto de pessoa para pessoa. Praticamente todas as pessoas falam inglês e algumas até francês. Falar o básico de árabe, como “bom dia” e “obrigado”, é uma forma de ganhar sorrisos mais largos desse povo.
Além de participar da prova, também treinamos pelas ruas de Dubai, corremos na Dubai Marina, bairro da cidade, e nas areias da praia The Beach. Essa é uma prática que adotamos em todas as viagens, correr ou pedalar pelas ruas para conhecer as belezas que existem em cada destino que escolhemos.
Prova: Dubai Autodrome 10 km
Data: 17/03/2017
N°de corredores: 165
Cidade: Dubai
País: Emirados Árabes
Clima: 25°C – CALOR
A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…
A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…