Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em uma corrida de revezamento, não importa qual tipo de corredor seja você, mas uma coisa é certa: além de treinar para correr, serão necessários alguns preparos de logística e muita disposição.
É uma prova de corrida, mas também uma boa ideia para amigos se divertirem praticando um esporte juntos. Espírito de equipe é o principal para que a experiência seja bacana, seja para quem leva a sério ou para quem só vai para se divertir.
Confira algumas dicas validadas pelo treinador Nelson Evêncio para se dar bem em qualquer uma delas, seja no asfalto ou em trilhas e montanhas.
Item número 1: logística
Um exemplo bem conhecido de uma corrida de revezamento de asfalto é a Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar. Tem ainda as corridas que acontecem em meio à natureza, como a Ultramaratona de Revezamento Bertioga Maresias, no litoral norte de São Paulo; e a Volta à Ilha, em Florianópolis, por exemplo.
Para cada tipo de prova há um tipo de necessidade. Principalmente a questão da logística que é a parte mais complicada de se resolver, ainda mais em corridas de revezamento fora da cidade.
Treinamento
Para quem está começando a correr, é uma boa forma de fazer provas mais longas. Para os que já correm há algum tempo, é uma alternativa divertida para variar os treinos, correr dois trechos ou até fazer distâncias menores com um tempo mais rápido, para trabalhar a potência na corrida.
Percurso: depois de descobrir a distância e o percurso que irá encarar, comece os treinos para a corrida de revezamento. Aumente a quilometragem aos poucos, se a distância do seu trecho for até 15 km. Se for mais, seu longão não deve cobrir a distância total. Por exemplo, se for correr 21 km, faça treinos longos de até 18 km. E não faça os longões perto da prova; diminua o ritmo cerca de 2 semanas antes da corrida de revezamento.
Invista em subidas, descidas e em outros tipos de terrenos. Lembre-se: em uma corrida de revezamento, você fica bastante tempo esperando — antes e depois de correr o seu trecho. Por isso, para se preparar melhor, saiba o horário da sua corrida.
Ritmo: se for correr dois trechos, é importante fazer treinos com períodos mais curtos de recuperação, para que o corpo se acostume ao esforço. Ou seja, se você corre 3 vezes por semana, corra dois dias na sequência. Em algum final de semana, você também pode correr de manhã e à noite. Se o seu objetivo é velocidade, trabalhe treinos intervalados até duas vezes na semana.
Trail run
Neste tipo de corrida de revezamento, a logística é mais complexa do que o normal, pois os corredores precisam se preocupar com a quantidade de carros, motorista, e responsável pela hidratação e lanches entre os percursos. Outros pontos do planejamento são a quantidade de trechos de subida, areia e água e se a equipe vai dormir na cidade do desafio ou se é mais viável fazer um bate-volta.
O tênis: em provas de trail run, os tênis são essenciais para não passar perrengue. Os tênis de trail run têm uma razão para existir, pois são mais reforçados no grip (poder de aderência do calçado) para não escorregar em rochas molhadas ou terrenos acidentados. Confira aqui com qual tênis correr.
Asfalto
A logística tende a ser mais simples e normalmente não precisa de carro de apoio. O percurso tem pontos de apoio dentro da cidade, e os corredores se revezam normalmente no mesmo ponto de largada.
Espírito de equipe
Em qualquer corrida de revezamento, o principal é o trabalho em equipe. No calor da prova, quando outras questões são importantes além da corrida, muita gente discute e isso atrapalha muito o resultado final; o psicológico conta muito nessas horas — a capacidade de lidar com imprevistos e pressão são grandes diferenciais. “É importante definir se o objetivo da equipe é participativo ou competitivo, porque pode dar briga se o mais competitivos pressionarem e cobrarem os mais lentos”, sugere o treinador Nelson Evêncio.
Onde participar de uma corrida de revezamento?
Corridas de revezamento costumam acontecer nas cidades, praias e montanhas. Veja algumas que acontecem pelo Brasil:
Além da Maratona de Revezamento Pão de Açúcar e da Bertioga-Maresias, outra corrida de revezamento que ganhou muitos adeptos é o Desafio 28 praias, uma maratona trail 42 com subidas e paisagens naturais que compensam todo o esforço.
Também em São Paulo, a Ayrton Senna Racing Day é uma corrida de revezamento para equipes de duas, quatro ou oito pessoas, e todos os times têm que percorrer uma distância de 42,2 km dentro do Circuito de Interlagos. É uma forma de corredores vivenciarem a emoção única de passar pela mesma pista onde Ayrton Senna brilhava.
Se você tem interesse em curtir mais a natureza, o menu de provas é ainda mais variado. As provas do Circuito Mountain Do também passam por praias e trilhas maravilhosas e podem ser feitas em equipes.
Em Florianópolis, outra bastante conhecida e considerada a maior prova de revezamento da América Latina é a Volta à Ilha, bem desafiadora do início ao fim. “No caso da Volta à Ilha, vale muita atenção na hidratação e na alimentação, pois você acaba ficando o dia inteiro à base de lanches e eles precisam ser nutritivos para obter bom desempenho no seu trecho”, aconselha Nelson.
E aí? Ficou animado em participar de uma corrida de revezamento? Inscreva-se aqui no seu próximo desafio.
Compartilhar link