“Foi só quando minha esposa engravidou que resolvi mudar radicalmente os hábitos de vida”, recorda Diogo Albuquerque, servidor público de 35 anos. Em 2015, quando ficou sabendo da notícia que seria pai, Diogo pesava 160 kg e convivia com problemas de saúde, como pré-diabetes, pressão alta, colesterol alto, pedra na vesícula, apneia do sono, entre outras dificuldades causadas pelo sedentarismo e obesidade.
“Foram praticamente 10 anos apenas engordando e estudando para concurso, pois estava focado na minha carreira profissional”, conta Diogo Albuquerque. “Em 2014, o médico já havia alertado que se continuasse nesse ritmo, chegaria fácil aos 200 kg e que poderia sofrer algum tipo de infarto ou AVC”, completa. Mesmo assim, Diogo continuou com a mesma rotina.
Em 2015, depois da notícia de que seria pai, o goiano passou pela cirurgia bariátrica, de redução do estômago. “Logo em seguida que fiz a cirurgia, estabeleci 3 metas: correr uma prova de 5 km em 2 meses; uma de 10 km depois de 3 meses; e uma de 21 km em 6 meses,” relembra. Entretanto, com o início dos treinos, a maior dificuldade encontrada por Diogo foram as dores no joelho e nas costas, por conta do excesso de peso.
Seguindo uma rotina acompanhada por um treinador e uma nutricionista, ele perdeu 75 kg e atingiu os 85 kg na balança. Realizando um check up anual, o goiano construiu uma nova vida voltada para o esporte e livre dos problemas de saúde que o atormentavam.
Em fevereiro de 2016, Diogo correu a primeira meia-maratona em Brasília, cidade onde mora há mais de 20 anos. Em julho de 2017, 2 anos depois da cirurgia, ele encarou a primeira maratona.
“Fiquei tão apaixonado pelo esporte, que depois de correr uma maratona fiquei pensando qual seria o próximo desafio”, brinca Diogo. E não deu outra. Desde então, já são dois meio Ironman (70.3) e duas maratonas. Em seu perfil no Instagram, ele compartilha sua rotina pesada de treinamento, muitos posts motivacionais a respeito de sua transformação e dicas para quem está enfrentando o processo de emagrecimento.
Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona
A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…
A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…
A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…