Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Você provavelmente já viu o kinesio tape por aí, colorindo nas pernas e ombros dos corredores com faixas e talvez até já faça uso dele. As bandagens elásticas adesivas se tornaram muito populares, pois acredita-se que elas são efetivas para tratar lesões e recuperar a musculatura. O Ativo conversou com o fisioterapeuta Bruno dos Santos, proprietário da Fisiofix e mestre em ciências da Reabilitação, sobre as funcionalidades comprovadas desta fita e no que realmente ela pode te ajudar.
Em primeiro lugar, a longo prazo, o benefício do alívio da dor não é confirmado pela ciência. “O kinesio tape não melhora o desempenho muscular, nem performance nem força. Não ativa nem inibe musculatura. De acordo com a ciência, os únicos benefícios das bandagens são trazer mais estabilidade articular e diminuir a cinesiofobia do movimento”, esclarece o fisioterapeuta.
A cinesiofobia é comum em pacientes que desenvolveram uma lesão e sentem muita dor. Portanto ficam com medo, insegurança e receio de se movimentar como antes, sentem a articulação instável e precisam se sentir confiantes depois de uma lesão. “Não dá para dizer que melhora, apenas alivia e traz uma segurança mental para o paciente“, alerta Bruno, que ressalta que a eficácia é muito relativa nesses casos.
Esta revisão sistemática de 2018 fornece as evidências mais atualizadas sobre a eficácia do kinesio tape para condições musculoesqueléticas. A evidência atual não suporta o uso desta intervenção. “Tem muita gente que usa e usa indiscriminadamente porque não se atualiza. Mas, falando real e bem claro, o kinesio tape pode ajudar um pouco se aliado a outro tipo de terapia, sem sua utilização isolada. Entretanto, cada vez mais as pessoas estão usando menos as bandagens para tratar a dor. Acredito que o benefício mais poderoso do kinesio tape seja o efeito placebo, que traz a melhora clínica nestes casos”.
Usar esses tipos de bandagens sem orientação profissional só atrasa a recuperação da lesão e pode até piorá-la. Aplicar o kinesio tape por conta pode limitar a amplitude do movimento articular ao tentar fazer o papel da musculatura estabilizadora. “Para tratar esse tipo de instabilidade o melhor é fazer um tratamento que vise o fortalecimento e a propriocepção do corpo. O uso do kinesio tape é válido, mas para ajudar a questão da cinesiofobia, bem comum em casos de lesão no esporte”, finaliza o especialista.
Compartilhar link