Maratona Clássica de Atenas: uma corrida histórica

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Poucas cidades do mundo têm uma história tão rica quanto Atenas. Principal centro cultural da cultura ocidental na antiguidade, a capital grega pode se orgulhar de ser o berço da democracia e da filosofia. Mas não é apenas na área social que Atenas tem lugar nos livros. Nos esportes, a antiga cidade-estado mais importante da Grécia foi a responsável pela criação dos Jogos Olímpicos da Antiguidade — que em 1896 Pierre de Coubertin trouxe de volta à vida com o nome de Jogos Olímpicos da era moderna — e também local de nascimento da principal prova de corrida do mundo: a maratona.

Hoje a cidade sofre com a crise financeira em que toda a Grécia se vê afundada. Mas, ainda sim, é um dos principais centros turísticos do mundo. Poucas cidades têm tantas atrações quanto a capital grega, que reúne passado, com as dezenas de ruínas de sua época de ouro e museus, e presente, nas grandes construções feitas para os Jogos Olímpicos de 2004 — um dos responsáveis pelo atual momento do País. A Maratona Clássica de Atenas também é uma das responsáveis pela grande presença de turistas. Realizada desde 1972, ela tem um grande trunfo histórico a seu favor: seu percurso é baseado na lenda de Fidípedes, o soldado ateniense que correu cerca de 40 km do local da Batalha de Maratona até Atenas para anunciar a vitória sobre os persas. Após balbuciar a palavra “Vencemos”, o soldado caiu morto. Quem corre a prova pode admirar a estátua de Fidípedes, enfrentar mais de 20 km de uma dura subida e cruzar a linha de chegada no histórico Estádio Panathinaiko, construído em 566 a.C., sede dos Jogos Olímpicos de 1896.

País: Grécia

Prova: Maratona Clássica de Atenas

Data da prova: 9/11/2014

Site: www.athensclassicmarathon.gr

O que visitar

Acrópole

Em grego, acrópole significa “cidade alta”. Erguida 150 metros acima do nível do mar, ela abriga famosas edificações, como o Parthenon e o Erecteion.

Ágora

Era utilizado na antiguidade como local de reunião da população ateniense, para troca de ideias políticas e sobre a sociedade. Patrimônio da Humanidade.

Templo de Zeus

Finalizada em 129 a.C., porém, a obra ainda impressiona pela grandiosidade de suas 15 colunas remanescentes, de 17 metros de altura — tinha 104.

Museu Arqueológico

Concluído em 1939, guarda tesouros como a estátua de Páris, a máscara de Agamémnon e o busto do Minotauro.

Parthenon

Erguido em homenagem à deusa Atena foi construído no século V a.C. Na Antiguidade servia para os gregos guardarem suas riquezas.

Erecteion

Concluído em 406 a.C., é considerado um dos mais belos monumentos em estilo jônico. Construído em homenagem aos deuses Atena, Hefesto e Erecteu.

Estádio Panathinaiko

O gigante estádio ateniense foi construído em 566 a.C. Em 1895, foi reformado totalmente para sediar a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna.

Teatro de Dionísio

Situado na encosta sul da Acrópole, o Teatro de Dionísio recebeu, além das representações, grandes festas e sacrifícios.