O final do ano, as festas e as férias estão chegando, suas provas-alvo já passaram e sua motivação para os treinos está diminuindo? Acredite, esse sentimento ao final de uma temporada, seja devido ao cansaço acumulado ao longo do ano, seja pela falta de objetivos, é algo extremamente comum entre corredores e triatletas.
Pensando nisso, separei algumas dicas para você não perder o embalo nos treinos nesta época do ano e começar 2018 com força total!
Escreva no papel, literalmente, suas metas para a próxima temporada, escrevendo embaixo de cada uma por que você deseja alcançá-las. Uma estratégia legal é deixar seu planejamento em algum lugar de sua casa por onde você com frequência. Visualizá-lo diariamente o lembrará do motivo que faz aquilo algo tão especial para você.
Somos movidos por desafios, então trace objetivos desafiadores para a próxima temporada. Metas muito fáceis podem não nos motivar o suficiente. Por outro lado, as muito difíceis podem nos frustrar. Assim, com a ajuda de seu treinador, procure definir desafios compatíveis com sua realidade.
A carga de treinamento ao longo do ano nos leva não só a uma estafa física, mas também mental, o que, às vezes, nos deixa sem vontade alguma de correr, pedalar, nadar ou de fazer as mesmas atividades que fizemos o ano inteiro. Praticar outras modalidades, mesmo que recreativas, como: frescobol, futebol, vôlei de praia, futevôlei, stand up paddle etc. é uma excelente estratégia para não pararmos totalmente no período de férias.
Planejar com antecedência é um dos segredos para não nos boicotarmos. Faça seus planos de treinamento com o máximo de detalhes possível: defina que horas você irá treinar, que horas precisará acordar, quais equipamentos serão necessários, qual percurso irá realizar, o que consumirá de café ou pré-treino etc. Deixe tudo arrumado para o dia seguinte em um lugar que seja visível ao acordar. Essa dica é válida não somente para essa época, mas para todo o ano.
Aproveite as férias ou os dias de folga para assistir alguns filmes e documentários relacionados à sua modalidade. Geralmente eles envolvem alguma história de superação, o que nos inspira e motiva a treinar com dedicação. Seguem abaixo algumas sugestões:
E lembrem-se: disciplina é escolher entre o que se quer agora e o que se quer MUITO. Vamos para cima!
* Texto especialmente redigido por Fabio Cintra Mora, formado em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ultramaratonista e treinador da Lobo Assessoria Esportiva
Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…
Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…
Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…
Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…
A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…
A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…