O livro sobre corrida de Haruki Murakami

Atualizado em 04 de agosto de 2016

Considerado um dos autores mais importantes da atual literatura japonesa, Haruki Murakami conta aos leitores em “Do que eu falo quando eu falo de corrida” sobre como ele se tornou escritor e maratonista. Em seu livro aborda como a corrida e a escrita se cruzam em diversos aspectos de sua vida.

Em 1982, Haruki Murakami decidiu vender seu bar de jazz, em Tóquio, para se dedicar aos livros. Nesse mesmo período, começou a correr para se manter em forma. Um ano mais tarde, ele completou, sozinho, o trajeto entre Atenas e a cidade de Maratona, na Grécia, e viu que estava no caminho certo para se tornar um corredor de longas distâncias.

Com o passar do tempo, Murakami se transformou num fenômeno de crítica e de público, além de ter se tornado, também, um experiente triatleta e maratonista. Em seu livro sobre corrida, um dos poucos títulos de não-ficção do autor, ele narra o momento-chave em que decidiu se tornar escritor e como estabeleceu seu incansável ritual para escrever e correr.

“Tento não pensar em nada de especial enquanto estou correndo. Na verdade, corro com a minha cabeça totalmente vazia. Mesmo assim, acho que exatamente por estar me concentrando em nada, alguma coisa surge naturalmente e, como um susto, de repente já está no meu pensamento. Essas coisas, eventualmente, acabam virando ideias que participam da minha criação literária.”

Sobre o autor:
Haruki Murakami nasceu em Kyoto, no Japão, em janeiro de 1949. É considerado um dos autores mais importantes da atual literatura japonesa. Sua obra foi traduzida em 38 idiomas e recebeu importantes prêmios, como o Yomiuri e o Franz Kafka Prize.

 

Título: Do que eu falo quando eu falo de corrida
Autor: Haruki Murakami
Editora: Alfaguara
Preço: R$ 29,90
Páginas: 150